A Bíblia diz em 1 Coríntios 13.4: “ O amor é paciente…” A palavra “paciente” significa “não perder o ânimo”; “perseverar diante dos infortúnios e problemas”; “suportar as pressões e ofensas de outras pessoas”; “ser lento em vingar e punir”.
Por vezes costumamos ser muito duros nos relacionamentos, mas se quisermos que nossos relacionamentos no lar, com os parentes, no trabalho e com os amigos cresçam e se desenvolvam, precisamos ser mais pacientes.
Nenhum relacionamento se mantém sem a paciência. Nossa tendência é sermos precipitados, impulsivos e vingativos quando feridos. Precisamos aguentar mais e ser mais pacientes e tolerantes com os erros dos outros. Precisamos abrir mão de qualquer vingança ou punição se quisermos que nossos relacionamentos se desenvolvam e sobrevivam.
Quando a paciência – que é fruto do amor – domina uma pessoa, ela será mais bondosa, mais tolerante, não dará tanta importância a detalhes, será mais gentil, mais sábia, menos controladora e acima de tudo mais confiante em Deus.
Por isso não espere perfeição nem sua e nem das pessoas com quem você se relaciona. Todos somos imperfeitos e por isso nunca teremos relacionamentos perfeitos. Qualquer expectativa de perfeição trará frustração.
Seja mais paciente com as pessoas; tenha um coração mais brando e pronto a perdoar; abra-se mais ao relacionamento e seja menos duro. Antes de exigir algo de alguém, aprenda a dar o que se exige.
Se você quiser aprimorar-se na paciência, dedique-se ao amor. Peça a Deus para aquecer e fazer crescer seu amor. Disponha-se hoje a amar mais e a cobrar menos. Seja você o principal articulador de um relacionamento melhor.
Seja paciente em seus relacionamentos.
———————-
Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo: