A vida é composta do passado, presente e futuro. Todos, sem exceção, precisam refletir sobre o passado, buscar entender o presente e se preparar para esperar o futuro.
Muitos erram no presente por nunca terem resolvido o seu passado. Eles esquecem que ninguém pode viver do passado. A Bíblia claramente nos adverte em Eclesiastes 7.10: “Nunca pergunte: Por que os dias passados foram melhores que os de agora? Pois não é sábio fazer essa pergunta.”
Ninguém pode voltar ao passado. Mas infelizmente, muitas pessoas perdem o seu presente focando nele. Muitos continuam carregando mágoas e ressentimentos de pessoas que passaram por suas vidas — algumas até já morreram — ou ainda remoendo erros e culpas.
Outros tiveram um excelente passado. Eles olham para trás com saudade, tendo boas lembranças; e isso é maravilhoso. Mas o perigo é deixar de viver o presente pela nostalgia do passado. O perigo é reclamar que o hoje é diferente do ontem (e o é mesmo). É insistir em viver hoje os bons momentos e as boas memórias do ontem.
Alguém acertou ao dizer: “O passado, passou”. Ninguém pode dirigir sua vida no presente mantendo apenas os olhos no retrovisor do passado. Temos uma vida aqui e agora para ser vivida.
Hoje temos novos desafios e oportunidades. É preciso viver e enfrentar todos eles. Precisamos olhar para o passado, não para vivê-lo, mas para mudarmos e nos inspirarmos no hoje.
Quando você resiste em abraçar o seu presente, enfatizando demais o seu passado, você sufoca as boas oportunidades que o Senhor está lhe colocando para o seu crescimento. A alegria que Deus lhe promete está nesse novo dia.
Seja grato ao Senhor pelo passado, mas também seja grato ao Senhor por esse dia que Ele está lhe dando, e desfrute muito bem dele.
———————–
Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo: