SONHOS DESFEITOS

A Bíblia em 1 Reis 22.49,50 conta-nos a seguinte história: “Josafá construiu uma frota de navios mercantes para buscar ouro em Ofir, mas nunca foram, pois eles naufragaram em Eziom-Geber. Naquela ocasião, Acazias, filho de Acabe, disse a Josafá: Os meus marinheiros poderão navegar com os teus, mas Josafá recusou.” 

Josafá foi um rei dedicado ao seu povo e fiel ao Senhor. Seu reinado durou cerca de vinte cinco anos e foi marcado por uma corajosa reforma política. Ele tomou muitas decisões acertadas a bem de Israel e para a glória do Senhor. Contudo, nenhum outro fato na vida desse rei revela mais do seu caráter espiritual do que o naufrágio sofrido por sua frota na costa de Eziom-Geber.

O fato em si foi muito além do afundamento dos navios. O naufrágio foi também o fim dos sonhos de um rei em ampliar seus domínios, aumentar suas riquezas e fama. Foi nesse cenário que Josafá dá a sua maior prova de coragem. Diante da oferta de Acazias, o rei vizinho de Israel, que lhe oferece tecnologia, marinheiros e navios, Josafá mantem-se firme e rejeita navegar com eles. 

A razão para esta decisão era o fato de que Acazias era filho de Acabe e Jezabel, um casal responsável por desviar o coração do povo de Israel para a prática da idolatria. O reinado de Acazias foi marcado por imoralidade, corrupção e devassidão. Assim, para Josafá, foi preferível amargar as dores do naufrágio e dos seus sonhos, a desviar seu coração da fé no Senhor. 

Por vezes, por causa de suas convicções de fé, será necessário você dizer “não” às oportunidades que lhe serão oferecidas para celebrar alianças com aqueles cujos corações andam longe do Senhor. 

Afinal, nem todos os sonhos se cumprirão. Mas, toda fé e fidelidade ao Senhor serão recompensadas no seu devido tempo.

——————–

Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo:

https://www.spreaker.com/episode/20235223