O PROPÓSITO DAS PROVAÇÕES

Em Tiago 1.2-5 lemos: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente sem nada criticar; e lhe será concedida.”

Conforme Tiago, há um propósito nas provações. Deus por sua graça e sabedoria permite as provações para testar a fé; para nos fazer sadios espiritualmente. Agostinho afirmou: “As provações vêm para nos provar e nos melhorar.”

Tiago também ensina que quando as provações chegam devemos nos alegrar. Mas nos alegrar por quê? Porque toda provação traz consigo frutos espirituais. Deus tem sempre um propósito por meio delas.

O principal propósito das provações é a perseverança da fé. Perseverança é a capacidade de permanecer firme diante das lutas.

George Mueller escreveu: “Aprendi que a fé para ser forte precisa aguentar grandes provações. Eu sei que a minha fé é forte porque ela passou por vários testes… Tribulações, obstáculos, dificuldades e às vezes até derrotas, são o próprio alimento da fé.”

É certo que por vezes falta um melhor entendimento sobre as provações. Alguém pode “surtar”, entristecer, desanimar ou se abater quando as provações chegam. Mas Tiago orienta que quando elas vierem deve-se orar por sabedoria; é preciso pedir para que Deus revele Seu propósito e lhe capacite a lidar momento a momento diante das dificuldades.

Por isso, não se chateie e nem se irrite com Deus por causa das provações. Ele as permite porque Ele tem propósitos; Ele quer que você tenha uma fé robusta.

Dê sempre “boas-vindas” às provações!

————————

Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo:

https://www.spreaker.com/episode/20575359