Há certas qualidades e valores da vida que não se aprendem na escola, tais como integridade, perseverança, paciência, lealdade, desapego, empatia, generosidade e tantas outras, mas especialmente sabedoria.
Sabedoria é muito mais do que conhecimento. Ainda que se possa obter sabedoria pela instrução e pela observação, uma forma tremenda de aprendê-la é através das dores e sofrimentos da vida.
Em Tiago 1.2-5 aprendemos: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”.
As dores chegam. As dores podem vir por perdas, fracassos, interrupções, decepções, acidentes, doenças, mudanças etc. A verdade é que, independentemente de onde elas chegam, o fruto final em sua vida, se você souber como lidar com as dores, é a maturidade.
Mas a maturidade não lhe chega facilmente, antes é algo demorado e árduo. No meio do processo nem sempre você entenderá o que está acontecendo, ou saberá o que fazer e como responder. E aí que você precisa do Senhor.
Ao pedir a sabedoria, Deus lhe dará. Sabedoria de Deus é muito mais do que ideias boas e inteligentes. Antes, significa percepção espiritual e capacidade para lidar com cada situação. Diante de suas dores e sofrimentos, não hesite em pedir ajuda e sabedoria ao Senhor.
Diante de suas provações, vá ao Senhor. Ele tem um poço infinito de sabedoria e está esperando para dar a porção exata que você precisa no meio da sua dor.
——————————————
Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo: