O Salmo 91 é um salmo querido e muito conhecido. Ele ilustra que as pessoas que se refugiam no Senhor serão salvas. O versículo 1 e 2 afirmam: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.”
As palavras “habitar” e “descansar” no versículo 1 apontam para o fato de que a pessoa, ainda que esteja assustada com algo, nunca está sozinha ou abandonada na vida porque ela refugia, confia e busca proteção no Senhor.
O restante do salmo descreve as maneiras pelas quais Deus protege os que Lhe pertencem. Vemos proteção contra armadilhas, laços, pestes e pragas, animais selvagens e ataques de inimigos. Esta não é uma lista literal das coisas das quais Deus nos protegerá. O salmista está apenas ilustrando quão abrangente é o cuidado de Deus. Ele menciona muitas circunstâncias destrutivas e diz que Deus superará tudo isso.
O salmista no versículo 2 diz que Deus é “…meu refúgio e a minha fortaleza…” Ele usa aqui uma ilustração militar para descrever a proteção do Senhor. Os soldados que lutavam contra seus inimigos precisavam de segurança; precisavam também de um lugar para descansar e não temer. Este é o tipo de proteção que o Senhor oferece a todos os Seus.
Quando as lutas o rondam, você precisa esconder-se no Senhor – que é a grande fortaleza – e descansar nEle. Você precisa orar com um coração aberto e dizer: “Senhor, tenho em Ti minha proteção e segurança. Proteja-me de meus medos; de meus inimigos. Guarda-me, pois apenas confio em Ti.”
Acredite, Ele o ouvirá! Ele sempre oferece proteção, segurança e descanso. Deus nunca se afastará e nem abandonará você. Ele é o Deus que protege.
———————————————
Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo: