Salomão afirmou em Eclesiastes 1.14: “Tenho visto tudo o que é feito debaixo do sol; tudo é inútil, é correr atrás do vento!”
No livro de Eclesiastes, Salomão começou a pesquisar e escrever sobre os propósitos da vida. Ele começou sua busca pelos propósitos da vida através da sabedoria, da educação e do conhecimento.
Apesar de uma educação fantástica, Salomão ainda tinha um grande vazio em sua vida. Ele afirma em Eclesiastes 1.17: “Por isso me esforcei para compreender a sabedoria, bem como a loucura e a insensatez, mas aprendi que isso também é correr atrás do vento”. A busca acadêmica não satisfez Salomão, então ele decidiu sair para festas em busca de alegria. Ele afirma em Eclesiastes 2.2: “Concluí que o rir é loucura, e a alegria de nada vale”. Continuando em Eclesiastes 2, Salomão em sua busca, tornou-se um conhecedor de vinhos, lançou-se em fazer grandes construções e fez vários investimentos e, por fim, ficou famoso. Mas no versículo 11 ele resume, dizendo: “Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há nenhum proveito no que se faz debaixo do sol”.
Depois de muito observar e sob a direção de Deus, Salomão resume a busca do propósito da vida dizendo o seguinte, em Eclesiastes 12.13: “Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem”.
Assim, você não precisa desperdiçar sua vida e entrar pelas mesmas buscas tolas e erros de Salomão. Basta decidir colocar Deus no centro dela, temendo-O e obedecendo-Lhe, porque como conclui Salomão: “…isso é o essencial para o homem”.
Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo: