Jesus afirmou em Lucas 12.15: “…Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”.
Nesse versículo o Senhor Jesus desafiou seus ouvintes para que eles evitassem toda a forma de cobiça. Segundo Ele, todo o forte desejo por adquirir mais e mais bens materiais ou de possuir mais coisas, não só é pecado, mas faz com que alma corra risco. E mais, balizar a vida por bens e recursos é algo vão, pois Ele também declara que “a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”.
Assim, o Senhor Jesus enfatiza o que já fora dito por Salomão em Eclesiastes 5.10: “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos…”
A cobiça por dinheiro e bens é fruto dos pecados de orgulho e egoísmo, sendo uma realidade de muitos. Os cobiçosos são desenfreados e sempre querem mais; eles não têm limite. Os romanos tinham um provérbio que dizia: “O dinheiro é como a água do mar, quanto mais se toma, mais sede se tem.” Assim, a atitude de uma pessoa em querer obter sempre mais é totalmente contrária ao ensino do Senhor Jesus.
O alerta do Senhor Jesus a você é: cuidado com a cobiça! Fazer do dinheiro e dos bens o centro de sua vida é um erro fatal; um pecado que leva à perdição eterna. Por isso, estabeleça limites a seus ganhos e gastos. Aplique em sua vida a verdade do Salmo 62.10, que diz: “…se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração.”
——————————————-
Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo: