O apóstolo João escreveu em 2 João 1.4: “Fiquei sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade, de acordo com o mandamento que recebemos da parte do Pai.”
João nesse texto enfatiza sua alegria por encontrar queridos irmãos em Cristo, que estavam andando na verdade. A frase “…andam na verdade” era o simples e profundo ensino sobre quem o Senhor Jesus é e o que Ele fez. O termo verdade que o apóstolo João afirma no texto, é o mesmo que se encontra nos demais livros que ele escreveu (O Evangelho de João, 1 João, 3 João e Apocalipse).
Somos sempre definidos pelo que rejeitamos como também pelo que aceitamos. Há muita gente de “mente aberta” que estão apenas com “cabeças vazias”. É aconselhável manter uma “mente aberta” para muitas coisas; mas nunca sobre o que pode envenenar a alma. É necessário dizer “sim” a todas as coisas certas, mas é preciso também dizer “não” a tudo o que é falso, enganoso e contra o ensino da Palavra de Deus. Precisamos nos tornar hábeis em rejeitar o que deve ser rejeitado.
A unidade cristã não advém dos relacionamentos sociais, compatibilidade política ou a defesa sobre temas como moral e família, etc. Verdadeiros cristãos se unem em torno da verdade, e ela jamais deve ser negociada.
Defender a “verdade” não é ser arrogante, intolerante ou sem amor. Defender a verdade significa não transigir com o erro, com o falso, com o herético, ou com qualquer ensino que não tem suas bases definidas na Palavra Deus.
Cuidado! Se você não aceita, recebe, confia e vive a verdade de Deus, você pode se tornar uma presa fácil dos falsos profetas ou, pode no futuro se tornar um deles.
Por isso, ande na verdade!