DEUS EXISTE SÓ PARA VOCÊ?

DEUS EXISTE SÓ PARA VOCÊ?

Jonas 1.2 – “Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor.”

Esssa passagem marca o ano de 770a.C. O grande poder mundial era a Assíria, cuja capital era Nínive. Jeroboão II, o rei de Israel estava fazendo conquistas contra a Síria motivado pelas profecias de Jonas, um profeta de Gate-Hefer (2 Rs 14.25). Jonas foi foi comissionado a ir a Nínive (vs1). Nínive (atual Iraque) ficava cerca de 900kms de distância de Israel. Contudo, Jonas foi para Társis. A distância de Israel a Társis (atual Espanha) 4.000kms. Jonas não queria ir a Nínive porque ele odiava os assírios. Os assírios eram um povo violento, cruel, sem escrúpulos e idólatra. Eles não temiam a Deus e Jonas achava que Deus não precisava se preocupar com eles. E para não cumprir seu chamado, o texto diz por duas vezes que “Jonas fugiu da presença do Senhor”.
Como precisamos aprender sobre Deus! Ele é um Deus de amor, bondade e misericórdia, mas também é um Deus de justiça. Ele trabalha diferente de nós. Ele quer salvar a todos indistintamente. Ele não se preocupa com o estado religioso, civil, psicológico, racial, moral e social das pessoas. Ele as ama e quer salvar! E para algumas tarefas incompreensíveis Ele escolhe pessoas. Como Jonas, o maior obstáculo para Deus agir sempre somos nós mesmos, com nossos preconceitos e egoísmo. A desobediência de Jonas é também a nossa. Por vezes viramos as costas para Deus e queremos apenas viver “nossa vidinha”. Queremos um Deus que nos acuda, nos ajuda, nos “faça”, nos levante, nos guie, nos cure, nos supra etc. Não pensamos em mais ninguém, a não ser nós mesmos. Puro egoísmo! Deus quer que compreendamos sua agenda em nossa família, nossos parentes, cidade, país e mundo. Por isso, não “tome o barco” par outro lugar, obedeça a Deus e deixe-se ser usado por Deus.