A BÍBLIA É CIENTIFICAMENTE CORRETA?

A BÍBLIA É CIENTIFICAMENTE CORRETA?

Por Roberto N. Amorim

“Louvai-o, céus dos céus e as águas que estão acima do firmamento. Louvem o nome do SENHOR, pois mandou ele, e foram criados. E os estabeleceu para todo o sempre; fixou-lhes uma ordem que não passará.” (Salmo 148:4-6)

Alguém já deve ter dito que a Bíblia não é um livro cientificamente preciso. Essa afirmação não é correta. Alguém que tenha dito isso nunca estudou a Bíblia.

Deus colocou as leis da ciência e garantiu que sua Palavra não haveria de contradize-las.

Johannes Kepler, o famoso astrônomo e matemático disse: “A ciência pensa o que que Deus já havia pensado.” Em outras palavras, Deus estabeleceu as leis da física e depois nós a descobrimos.

A Bíblia não foi concebida para ser um livro científico. Você não estuda a Bíblia para construir um foguete. E a Bíblia não usa uma linguagem científica. Mas a Bíblia nunca equivoca-se com a ciência! Durante os 1600 anos  em que a Bíblia foi escrita, em nenhuma vez ela fala mal da ciência. Na verdade, sempre ela está a frente da ciência.

Por exemplo:

– Por milhares de anos, as pessoas acreditavam que a Terra era plana. Mas a 2600 anos atrás, Deus disse em Isaías 40:22 que Ele estava sentado no círculo da terra.

– Por milhares de anos as pessoas acreditavam que a Terra estava sendo sustentada por alguma coisa. Os hindus acreditam que os elefantes gigantes seguravam a terra. Os gregos acreditavam que Atlas era que a segurava. Os egípcios acreditavam que cinco colunas sustentavam a terra. A Bíblia nunca disse que algo sustentava o planeta.

– Por milhares de anos as pessoas acreditavam que o número de estrelas podiam ser contadas. Mas Jeremias 33:22 diz que não se pode contar as estrelas.

– Em 1861 publicaram um livro chamado “51 evidências irrefutáveis de que a Bíblia é cientificamente imprecisa”. Atualmente, você não vai encontrar um único cientista no mundo a concordar com qualquer desses fatos incontestáveis. Todos foram refutadas pela ciência.

A primeira lei da termodinâmica estabelece a conservação de energia em qualquer transformação, a segunda lei estabelece condições para que as transformações termodinâmicas possam ocorrer. Quem conserva a energia e estabelece as condições para tudo ocorrer é Deus.

Deus é o Deus da verdade. Deus sustenta a verdade. A verdade nunca muda. Por isso o salmista diz alegre e entusiasticamente: “Louvai-o, céus dos céus e as águas que estão acima do firmamento. Louvem o nome do SENHOR, pois mandou ele, e foram criados. E os estabeleceu para todo o sempre; fixou-lhes uma ordem que não passará.” (Salmo 148:4-6)