POR QUE AMAR A SUA IGREJA LOCAL?

POR QUE AMAR A  SUA IGREJA LOCAL?

Por  Roberto N. Amorim

Se você remover a uva do ramo da videira ela logo murchará. Assim, remova os cristãos de suas igrejas locais e eles em breve secarão. Muitos cristãos estão frios, secos, mirrados e estagnados espiritualmente.

O Salmo 102.6 diz: “Sou como a coruja do deserto, como uma coruja entre as ruínas.
Ser um membro ativo de uma igreja local me impede de viver como “uma coruja no deserto.”

Em meus primeiros anos como um jovem cristão foi a igreja local que me manteve conectado em Deus. Ela foi uma grande família para mim. Ela deu-me orientação, apoio, amor e direção. Sou grato pela igreja. O Salmo 68:6 diz que: “Deus dá um lar ao solitário…”
Jesus disse em Mateus 16:18: “E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”
A igreja de Jesus é composta de milhões de igrejas locais ao redor do mundo. Ela ultrapassa cultura, raça, língua, o poder político e econômico. É uma afirmação clara de que o inferno não a pode e nem a pôde vencer!
Isso é um grande conforto em um mundo dominado pelo terrorismo, violência e num crescente declínio moral. Nada pode deter a igreja de Jesus! A igreja é a maior força da terra. Imagine o poder espiritual que há em grupos locais orando, servindo, evangelizando e usando suas vidas para Deus? É algo tremendo!
Em Atos 12.5 Pedro havia sido preso por Herodes. Esse intentava matá-lo. O texto diz algo supreendente: “…a igreja orava intensamente a Deus por ele.” A igreja mantinha-se orando em favor de Pedro e de um milagre em sua libertação. E foi isso que realmente ocorreu. Precisamos orar pelo outro e precisamos que orem por nós. Precisamos como igreja estar buscando a Deus em oração em favor uns dos outros e de das necessidades. Precisamos demonstrar nossa dependência total a Deus como igreja. Como igreja precisamos orar juntos. É gostoso quando se ouve alguém dizer na igreja: “estou orando por você.” A pessoa sente-se acolhida, amada, protegida. Orar uns pelos outros é uma experiência tremenda como igreja!

Deus estabeleceu para sua igreja líderes espirituais. Em Atos 13:1 lemos: “Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca , e Saulo.” Esses líderes são diferentes uns dos outros. Recebem dons diferentes para fortalecer a vida da igreja. Alguns tem a responsabilidade de apontar para Deus e trazer sua verdade de forma exortativa (profetas) e outros tem a capacidade de apontar o caminho para Deus explicando verdades e aplicando-as de forma prática (mestres).
Essas qualidades foram encontradas numa igreja local (“Antioquia”). Assim, a liderança espiritual madura expõe as verdades de Deus ao povo para que sigam firmes olhando para o Senhor.

Em Atos 20.17, Paulo mandou vir até ele os “anciãos da igreja.” Os líderes espirituais daquela igreja local na cidade de Éfeso.
Deus fortalece a vida de uma igreja local através desses homens experientes e maduros na fé. Por meio de sua força espiritual e sabedoria, as pessoas podem se manter animados e motivados na fé.
Em Tiago 5:14 o texto diz: “Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor.”
Sem a igreja local, eu chamaria quem quando estou enfermo? Deus estabeleceu que os líderes espirituais da igreja são uma fonte de Deus dada para a oração e a cura dos enfermos.
Em Romanos 16:1 Paulo escreve: “Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo a igreja em Cencréia.”
Febe era uma irmã que estava servindo a Deus; servindo a igreja local em Cencréia.  Assim, é através da igreja local que você começa a conhecer os verdadeiros “servos”. Ali você encontra pessoas que fazem a diferença na vida de outras como você raramente  encontra na sociedade em geral.
Em 1 Coríntios 1:2 “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:” É na igreja local é que você encontra as pessoas que andam com Deus: “…aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos…”. Pessoas que você se sente bem em estar. Gente que procura agradar a Deus e ser uma inspiração para sua vida.
As igrejas locais são lugares para ouvir a palavra de Deus e participar com os outros em adoração, sendo fortalecidos através dos dons espirituais e de ministérios inspiradores. Conforme 1 Coríntios 12 é na igreja local que se administra os dons dados por Deus. Por meio da igreja as pessoas são apoiadas em sua vida emocional, familiar, social e espiritual. Deus usa pessoas na vida da igreja para fortalecer a vida um do outro. Você não encontra nenhuma ação coletiva tão forte  no trabalho, nas associações de bairro, nas agremiações de clubes, nos estádios e na torcida de futebol etc. Esses são dons divinos dado por Deus à igreja.

Em 1 Timóteo 3:15 lemos: “…Se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.” A igreja é  “…coluna e fundamento da verdade.” A verdade não se encontra nas universidades, nem nos jornais de maior circulação no país, nem nos filmes, novelas, documentários, nem em partidos políticos etc. É na igreja local que se encontra a verdade. Isso porque através dela a Palavra de Deus é ensinada, pregada e exposta. A verdade de Deus explanada mantém as pessoas conectadas em Deus, em seus princípios e valores.

Por que amar a sua igreja local?

1 – Ela liga você a uma família espiritual e lhe impede de tornar-se um solitário em sua caminha cristã.

2 – Ela lhe traz segurança, força, estabilidade que nem o inferno pode destruir.

3- Ela coloca pessoas em sua vida que lhe apoiam e oram por você.

4 – Ela fornece ministérios diversos e diferentes do seu próprio ministério o que promove um bem ao todo.

5 – Ela incentiva sua vida espiritual através de liderança forte, madura e dedicada.

6 – Ela fomenta sua alma a ser um verdadeiro servo para as pessoas.

7 – Ela lhe estimula a viver mais próximo de Deus por encontra-se com pessoas que andam também com Deus.

8 – Ela promove um lugar para você experimentar um profundo tempo de adoração, crescimento no conhecimento da Palavra, oportunidade de expor e ser exposto pelos dons dados pelo Espírito Santo e se envolver num ministério para apoiar outros.

9 – Ela lhe mantém alinhado com a verdade de forma para que você não se perca na corrupção que o mundo expõe.

Essas são razões suficientes para você amar a sua igreja local!