A APARENTE AUSÊNCIA DE DEUS NA DOR
Há momentos em que as dores chegam e parecem ser insuportáveis. E com elas chegam também diversos pensamentos estranhos.
No Salmo 13 Davi está em dor. As palavras do salmo soam num forte tom emocional. E diante de sua dor, que é causada por um “inimigo” 2,e é profunda (vs 2,3), ele convive com a aparente ausência de Deus. Por quatro vezes ele ora usando a expressão: “até quando…”.
No versículo 1 Davi pergunta: “Até quando, SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto?” Ao viver a dor, Davi ora questionando a Deus. Ele reclama que Deus não age. Parece até que Ele não se importa; não se envolve. Davi sente-se esquecido e abandonado. Ele vive uma suposta ausência ou indiferença de Deus quanto a sua dor.
Mas Davi ao invés de descartar Deus, ou de forma egoísta e precipitada dizer que Ele não existe”, ele opta por confiar e depender dEle. Davi termina o Salmo afirmando nos versículos 5,6: “No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação. Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem.”
Passar por dores é algo muito interessante. As dores tem a capacidade de apurar e refinar a nossa fé.
Quando as dores chegam elas colocam em cheque nossas crenças, valores e conceitos. Esses, ou tornam-se sólidas convicções, ou apenas passam a ser classificadas como mitos.
Quando as dores chegam devemos decidir pela opção de Davi: confiar em Deus! É preciso sempre em manter os olhos fixos nEle e em Sua extrema e soberana bondade.
Não se pode se perder na dor. Não há extrema dor que Deus não esteja presente e carregando-nos. Precisamos abraçar as grandes promessas que Deus nos dá em Sua Palavra. Em Isaías 43.2 lemos: “Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” Hebreus 13.5 afirma: “…De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.”
A.J. Gossip expressou com muita propriedade: “A dor é uma coisa gentilmente esperançosa. Ela é uma prova, uma garantia clara de que tudo ainda não acabou e que ainda há uma chance.”
Não cometa o erro de julgar a Deus simplesmente porque Ele não se move diante de sua dor do jeito e na hora que você quer. Use esse tempo de dor para orar a Ele, alimentar-se dEle, submeter-se a Ele, esperar nEle, descansar nEle, centrar-se nEle e acima de tudo confiar nEle.
Incrível coincidência nestes dias Pastor Roberto. tenho vivido, observando o ocaso de tanta coisa que para mim foi de tanta importância, se esvair, perder-se no tempo. Tenho feito de um louvor que já cantei “para as pessoas”, uma verdade minha hoje.
“Cada dia posso ver/ perceber em seu olhar/ as pessoas tão vazias/ cheias de pesar.
Vivem cada vez mais sós/ morrem sem amor/ um sorriso esconde a dor/ só Jesus que vê.”
Busque a Jesus/ busque a Jesus/ quando o sonho se desfaz/ Cristo é tua paz/
Busque a Jesus/ busque a Jesus/ você deve entender/ você deve aceitar/
Que só Cristo traz a paz.
Verdadeiramente em meio a tantas lutas, sentimento de solidão e desprezo, só
JESUS, o príncipe da Paz nos poderá socorrer e nos conduzir em triunfo.
Forte abraço amigo, Pastor e companheiro. Shalom.