ALEGRIA NO CHORO
Jesus afirmou em Mateus 5.4: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.”
O mundo evita o choro. Chorar é definido como fraqueza. Uma lágrima pode torna-se num motivo de vergonha pública. Por que? Porque há um positivismo no ar que diz: “esqueça as dificuldades…enfrente-as…seja feliz enquanto pode…seja forte…engula o choro…vá a luta…”
Na visão de Jesus o choro é bem-vindo. Ele diz resumidamente: “Alegre são que choram.”
O choro aqui não é advindo de qualquer tristeza ou perda. O choro aqui é fruto de uma tristeza espiritual diante de Deus.
“Os que choram”, estão tristes porque se viram diante de Deus. Sabem quem são; reconhecem suas realidades espirituais diante dEle. Sentem vazios e sem significado espiritual.
Se você não chora pelo seu egoísmo, irritabilidade, maus pensamentos, falta de controle, inveja, ciúme, mentira, o orgulho etc, você nunca será verdadeiramente alegre e feliz. Os “alegres” e “felizes” são os que se examinam diante de Deus e choram arrependidos por seus pecados.
Por que você será feliz se chorar por seus pecados? A resposta é simples: porque você receberá de Deus o Seu consolo!
O consolo de Deus chama-se “perdão”. Se você é perdoado por Deus não há mais espaço para culpa, mas para a paz. Ser consolado é ter paz com Deus. Ter paz com Deus traz como resultado a alegria na vida.
Ninguém precisa de um Salvador até que saiba que está totalmente perdido. Há esperança para qualquer que esteja perdido em seus pecados e “chora” por eles. A esperança é Jesus!
O choro espiritual é bem vindo porque produz arrependimento. E o arrependimento diante de Deus produz alegria na vida. Por isso há “alegria no choro.”