DÚVIDAS

DÚVIDAS

No período do profeta Habacuque a nação de Israel havia se desviado do Senhor. Havia uma forte corrupção espiritual e o povo passava por grandes dores e sofrimentos. Diante dessas misérias, o profeta  experimenta a dúvida e decide buscar em Deus as respostas.

Sua oração é cheia de amargura, revolta e conflito. Ele quer saber onde Deus está no meio de tudo isso. Ele ora assim: Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? Por que me mostras a iniqüidade e me fazes ver a opressão?” (Habacuque 1.2,3)

As dúvidas do profeta não são diferentes das nossas. Onde está Deus que permite a corrupção, o roubo, a doença, os assassinatos, a fome, a morte, as catástrofes naturais, a injustiça etc? Por vezes somos tentados a pensar que Deus não existe, não se importa ou abandonou tudo.

As dúvidas jamais deveriam nos afastar de Deus,  mas nos aproximar  mais dEle. Essa foi a postura do profeta. Ele sabia que ninguém e nada poderiam dar-lhe um resposta a não ser Deus.

Ao receber de Deus a resposta, Habacuque decidi não mais reagir com revolta e ressentimento, mas com fé no Senhor. Ele aprende que “…o justo viverá pela sua fé.” (Habacuque 2.4). A verdadeira fé não é aquela que busca respostas para tudo, mas é aquela que descansa na soberana ação e provisão de Deus.

Habacuque aprendeu que Deus está no controle de todas coisas, pessoas e circunstâncias, e por isso decide manter-se tranquilo. Ele confia que mesmo não tendo tudo o que deseja, Ele se alegrará em Deus. Suas últimas palavras são: Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3.17,18)

A fé verdadeira não significa não ter dúvidas, significa antes continuar crendo em Deus mesmo quando não se entende o que passa. A verdadeira fé elege Deus e não a dúvida.

Diante de suas dúvidas vá a Deus e você terá respostas e esperança. Agora se você decidir amargurar o seu coração, a frustração e o desespero lhe esperam.

Na dúvida, confie em Deus!

Um comentário em “DÚVIDAS

  1. Amem Pastor Roberto, a palavra diz que Deus suprirá em Glória todas as nossas necessidades em Cristo Jesus. É nisso que precisamos crer em dias tão difíceis, na certeza de que Deus jamais nos abandonará.

    Forte abraço, Shalom.

Os comentários estão fechados.