O DIAGNÓSTICO BÍBLICO DO SER HUMANO

O DIAGNÓSTICO BÍBLICO DO SER HUMANO…

Há cerca de 900 passagens na Bíblia sobre o “coração”. “Coração” na Bíblia não é órgão responsável pelo percurso do sangue ao organismo. Antes as palavras hebraicas (lev, leváv) e a grega (kardía) para “coração” são usadas para definir o ser humano por dentro.

A Bíblia define o “coração” como a parte central, o íntimo, o homem interior conforme se manifesta em todas as suas diversas atividades, desejos, afeições, emoções, paixões, objetivos, pensamentos, percepções, imaginações, habilidades, conhecimento, crenças, conceitos, valores, raciocínio, memórias e a consciência de si mesmo.

O que a Bíblia deixa claro é que do “coração” se ORIGINA todos os problemas do ser humano.

O “coração” está totalmente CONTAMINADO. Jesus afirma em Marcos 7.20,23: “…O que sai do homem, isso é o que o contamina…Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.”

Em Marcos 7.21,22, Jesus expôs a contaminação do “coração” apresentando 13 tipos diferentes de pecados que o “coração” é capaz de produzir: “Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.”

O problema do ser humano é de ordem moral e não psicológica ou social. O problema do ser humano não está em pessoas, circunstâncias, no que tem, no que não tem, no que é, no que não que não se tornou, na abundância, na falta, no cônjuge, nos pais, na sociedade, no governo, no diabo etc. O problema do ser humano está dentro dele mesmo: o seu coração está contaminado e enganoso.

Cada um precisa tratar seu coração diante de Deus. Foi assim que Davi fez após ser confrontado com seu pecado de adultério e assassinato. No Salmo 51.10 ele diz: “Cria em mim ó Deus um coração puro; renova dentro em mim um espírito inabalável”.

Se você quiser ter uma vida transformada é preciso se tratar por dentro; é preciso se ver como Deus lhe vê; é preciso pedir que o Senhor lhe revele quem você é.

Pare de se desculpar! Pare de jogar a culpa em outras pessoas! Pare de reclamar da situação! Levante-se! Confesse seus pecados, purifique seu coração e volte-se para Deus. Quando o coração está tratado o comportamento muda; a vida muda.

Um comentário em “O DIAGNÓSTICO BÍBLICO DO SER HUMANO

  1. Amem Pastor Roberto.
    Realmente precisamos fazer uma faxina no nosso coração, que não raramente está repleto de entulhos que embaraçam nossas vidas. Só um momento a sós com Deus, uma confissão verdadeira, o pedido de perdão, podem nos restaurar e nos permitir uma vida nova.

    Um forte abraço, Shalom.

Os comentários estão fechados.