“GRAÇA” PARA VIVER

“GRAÇA” PARA VIVER

Há problemas que não podemos fazer nada. Em 2 Coríntios 12.7-10 Paulo está diante de um grande problema que ele chama no versículo 7 de “espinho na carne”. Não se sabe muito bem definir o que era esse “espinho na carne”, mas sabe-se que era algo que o afligia fortemente. Paulo não podia fazer nada para resolver a questão e estava diante de uma situação insolúvel. O que ele fez?

No versículo 8 ele diz: “…três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.” E no versículo 9 ele recebeu a resposta de Deus: “…A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza…” Assim, a solução para Paulo foi buscar a Deus e descansar em Sua graça para lidar com a crise com a qual passava.

“Graça” é uma palavra muito interessante e importante na Bíblia. “Graça” significa “favor não merecido.” Há três tipos de “graça” na Bíblia:

1) Há a “GRAÇA COMUM”. Essa é aquela que Deus dá a todos de forma indistinta: como o brilhar do sol, as estações, comida, roupa, abrigo, trabalho etc. Todos os seres humanos estão envolvidos nessa “graça comum”.

2) Há “GRAÇA SALVADORA”. Essa é a que Deus opera na vida de uma pessoa trazendo convicção de seus pecados, apontando para a salvação em Jesus. Essa “graça salvadora” faz do indivíduo um ser regenerado, nascido de novo, herdeiro com Cristo e filho de Deus.

3) Há a “GRAÇA CAPACITADORA”. Essa é a que o apóstolo Paulo experimentou. É um tipo de “graça” que traz força na luta, na dor, na tribulação; que traz discernimento e capacita ir adiante quando humanamente tudo conspira contra. Essa é a “graça” que faz a pessoa ir além do normal, do lógico, do trivial, do óbvio, do comum e do racional. É uma graça que sustenta na provação, no cansaço e nos problemas sem fim.

Pessoas auto suficiente, prepotentes, orgulhosas, “cheias de si” não entendem a “graça”. Elas não conseguem dizer “obrigado” na manifestação da “graça comum.” Elas não enxergam seus pecados e por isso não participam da “graça salvadora”. Elas não estão envolvidas na “graça capacitadora” porque não querem depender de Deus por acreditarem em sua sua própria força e capacidade.

A “graça” de Deus está disponível apenas para um grupo de pessoas: os humildes! Deus nos diz claramente Em 1 Pedro 5.5: “…Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.”

Só existe uma razão porque os problemas chegam em nossas vidas: eles mostram como somos fracos, falíveis e extremamente dependentes de Deus. Se não nos refugiarmos em Sua maravilhosa “graça”, a vida perde a graça. Pense nisso!

Um comentário em ““GRAÇA” PARA VIVER

  1. Bom dia Pastor Roberto!

    Sim, há momentos que dependemos da GRAÇA RESTAURADORA, ENCORAJADORA, aquela porção maior, mais necessária o suficiente para darmos o passo seguinte. Quando isso ocorre, nos momentos que nos deparamos sem os aparatos patrimoniais, financeiros e até emocionais, quando tudo parece prescrever o fim, a sensação é de que nada irá acontecer, (Deus não responde mais), o ambiente da vida se torna árido. Quando tudo diz que não, nada sustenta nossa fé, VEM DO ALTO, UMA FORÇA, GERADA PELA GRAÇA, DAQUELE QUE JAMAIS NOS ABANDONA, DAQUELE QUE NOS AMA IMENSURAVELMENTE, DAQUELE QUE NOS PERDOOU CRAVANDO NOSSOS PECADOS NA CRUZ.

    VERDADEIRAMENTE, ELE, J E S U S, nos ama. Mesmo no deserto em que faltam lágrimas, onde o balbuciar de palavras ditas em tom já trôpego, todas são recolhidas e ouvidas, para que a SEU TEMPO, ELE TOME AS MELHORES PROVIDÊNCIAS A NOSSO RESPEITO.

    BOM E ESTAR EM SUA PRESENÇA, SABENDO QUE ELE TEM CUIDADO DE NÓS.

    Que nesta manhã, SUA MARAVILHOSA GRAÇA SEJA DERRAMADA EM NOSSAS VIDAS E O SANTO NOME DE JESUS, SEJA GLORIFICADO. AMEM.

    Forte abraço, Shalom.

Os comentários estão fechados.