CONSTRUINDO PONTES

CONSTRUINDO PONTES

Conta-se a história de dois fazendeiros sisudos e orgulhosos que não conviviam bem um com outro. Um grande barranco separava as duas fazendas. Como sinal de mútua aversão e para manter o outro longe, cada um comprou madeira e construiu uma cerca no seu lado do barranco. Um dia, a filha de um fazendeiro conheceu o filho do outro, e ambos se apaixonaram. Determinados a pôr um fim na insensata discórdia de seus pais, eles derrubaram a cerca, e usaram a madeira para construir uma ponte sobre o barranco ligando as duas fazendas.

Somos chamados nessa vida para relacionarmos com Deus e com pessoas. Ninguém pode viver como uma ilha. Devemos aprender a construir pontes e não levantar cercas em nossos relacionamentos.  É certo de que há pessoas difíceis de se relacionar, mas não devemos piorar a situação. Deus nos ensina algo simples e profundo para nossa vida relacional: a prática do amor.

Relacionamentos basicamente são destruídos por egoísmo, orgulho, ressentimentos, julgamento e falta de perdão. E para construir pontes é preciso amar. Paulo apresenta o perfil dos construtores de pontes em 1 Coríntios 13.4,8 Ele afirma: “Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro, nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno…”
Se quisermos aprender a construir pontes em nossos relacionamentos precisamos olhar para o exemplo de Deus. No Éden Ele construiu a ponte para o retorno do relacionamento com Adão e Eva. Eles pecaram e Deus foi atrás deles. Ele perguntou a Adão: “onde você está?” Ele deu o primeiro passo. E na história bíblica, de forma definitiva, Ele veio atrás de toda a rebelde raça humana por meio de Jesus. João 3.16 diz que “Deus amou o mundo…”

Se você conhece a Jesus, você já recebeu do Espírito Santo e o amor do próprio Deus que o capacita a construir pontes com pessoas. Há um poder em você para se humilhar, pedir perdão e perdoar.

Se você ainda não se entregou a Jesus, hoje e agora você pode receber o Seu perdão que o capacitará a construir ponte com os outros. Pois, para construir ponte com outros, você precisa se humilhar, confessar seus pecados e passar pela ponte que Deus construiu em Jesus para se relacionar com você.

Alguém afirmou: “O orgulho constrói cercas entre as pessoas, mas a humildade constrói pontes.” Responda: Você está construindo cercas ou construindo pontes em seus relacionamentos?

Um comentário em “CONSTRUINDO PONTES

  1. Olá Pastor Roberto.

    Verdadeiramente, Deus construiu a mais importante ponte para toda humanidade, sim o maior edifício, o mais importante é a própria CRUZ. Nesta edificação de madeira, JESUS FOI CRUCIFICADO, ULTRAJADO, TRANSPASSADO E VILIPENDIADO em nosso lugar. Não há para explicar tão grande amo, não encontramos nada que concretamente justifique, “eu ser amado assim”.

    Da CRUZ até os nossos dias, quantas pessoas e até nações, deram as costas para o SENHOR?,

    Nós rejeitamos seu amor e graça, quando deixamos de amar e perdoar.. Confesso, muitas vezes temos, (tenho), dificuldade de esquecer os caracteres de quem me ofendeu, mesmo que com um sorriso, em tudo maximizamos os erros os defeitos e não perdoo (perdoamos).

    Oro a DEUS neste momento, para que através do SEU ESPÍRITO SANTO, me capacite a vencer o orgulho, e num ato de humildade, copiando JESUS, perdoar, independente do que houve.

    Forte abraço, obrigado, Shalom.

Os comentários estão fechados.