DIANTE DO MEDO

DIANTE DO MEDO…

O medo é uma sensação de ameaça psicológica que se manifesta num estado de apreensão, de atenção ou de perigo real ou imaginário, presumindo que algo ruim vá acontecer.

Há pessoas que tem medo de voar, falar em público, dirigir, dentista, palhaço, doar sangue, escuro, altura, barata, cobra, assalto, mudanças, sequestro, ficar sozinho, perder o emprego, ir a um funeral, morrer etc. A lista de medos são imensas.

A Bíblia nos ensina a lidar com medo. Davi, por exemplo, em um período de sua vida havia fugido de Saul para a terra dos filisteus. Chegando ali, ele encontrou-se com Aquis, o rei filisteu, e ficou com muito medo de morrer. Medo porque ele havia matado o mais famoso dos filisteus: Golias. E nesse momento ele orou e registrou sua experiência com Deus no Salmo 34. Ele afirma no Salmo 34.4: “Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores.”

Davi ensina que a resposta para os medos não está em olhar para dentro de si, nem olhar para fora de si, mas olhar para acima de si. Em Deus está a resposta para qualquer temor que ronda a alma. Em Isaías 41.10 Deus fala ao profeta dizendo: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”.

O segredo para superar qualquer medo é a confiança total e completa em Deus. O salmista afirma Salmo 56.11: “ Em Deus ponho a minha confiança, e não terei medo; que me pode fazer o homem?” O pregador inglês, Charles Spurgeon disse: “Mantenha seus olhos simplesmente nEle…quando você acordar olhe para Ele; quando você se deitar olhe para Ele…siga-O! Ele nunca te deixará!”

Confiar em Deus é uma recusa pela fé de se entregar ao medo. Harry Fosdick afirmou: “ O medo aprisiona, a fé liberta; o medo paralisa, a fé fortalece; o medo desanima, a fé encoraja; o medo adoece, a fé cura; o medo torna inútil, a fé torna utilizável.”

Max Lucado apresenta um conselho simples e prático para lidar com o medo: “A presença do medo não significa que você não tem fé. O medo visita a todos. Mas faça do seu medo um visitante e não um residente.”

Assim, se o medo lhe bater a porta, peça a fé para atender.