GENTE HUMILDE
Gente humilde raramente saem estampados nas manchetes dos jornais. Humildade não é algo popular. O trivial é agir com arrogância, orgulho, soberba; é manter-se “se achando”, se vangloriando e se exibindo.
Jesus ensina em Mateus 5.3: “Bem-aventurados os pobres de espírito (os humildes), porque deles é o reino dos céus!” Os céus será um lugar apenas para gente humilde. Aqueles que se viram como Deus os vê. Os que sabem que precisam e dependem só de Deus. Aqueles que confessaram seus pecados a Ele.
Deus valoriza os humildes porque Ele mesmo se humilhou em Jesus. O Salvador humildemente sendo Deus, tornou-se homem; nasceu numa família humilde, em um local humilde, viveu com gente humilde e agiu de forma humilde. Em Filipenses 2.8 lemos: “a si mesmo (Jesus) se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz.” O Senhor Jesus é o modelo máximo de humildade. E ser cristão, acima de tudo, é aprender a ser como Ele. Aos seus seguidores ele ordena em Mateus 11.28: “…aprendei de mim, que sou mando e humilde de coração.”
Deus só aceita e age em prol de gente humilde. Em Tiago 4.6 lemos: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Humildade não é fraqueza, é força. Deus manifesta Sua graça somente para os que se colocam numa posição de receber.
Gente humilde sabe que precisa de ajuda e pede ajuda. Eles não insistem errando em fazer do mesmo jeito e da mesma forma; gente humilde sempre diz: “eu preciso…”
Gente humilde é rápido em perdoar, demorado em ofender e pronto a espera em Deus quando é injustiçado.
Gente humilde também não vive brigando, exigindo, ordenando. O coração humilde sabe que ganhar a pessoa é mais importante do que manter uma opinião. O humilde leva antes de tudo o relacionamento como prioridade; não descarta pessoa, antes, reconcilia.
Gente humilde se aquieta. Sabe a hora de falar e agir. Não anseia ser o centro; não busca aplauso ou reconhecimento. Não vai atrás da grandeza, mas da utilidade.
Gente humilde enxerga suas fraquezas diante de de si, do outro e de Deus. Ele não vive na negação. Ele se arrepende e se quebranta diante de Deus. Ele não tem medo de dizer que errou, que pecou. O humilde se arrepende, confessa; ele “se entrega”.
Somente os humildes experimentarão a Deus, porque Ele ouve o “desejo dos humildes” (Salmos 10.7), “guia os humildes…”(Salmo 25.9), “…atenta para os humildes…” ( Salmo 138.6) e “…ampara os humildes…” (Salmo 147.6).
Seja humilde!
Amem Pastor Roberto, bom dia.
Só para registrar que recebi a mensagem no novo endereço de email. Muito grato, Deus lhe abençoe, Shalom.