VALORIZE A PALAVRA DE DEUS

VALORIZE A PALAVRA DE DEUS

O Salmo 119 contém 176 versículos exclusivamente dedicados a Palavra de Deus. O salmista se preocupa em demonstrar seu amor a Palavra do Senhor. Ele diz no versículo 97:Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!.. Ele afirma no versículo 103: “Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca.”

A exemplo do salmista precisamos amar e refugiar nossa alma na Palavra de Deus. Ela, mais do que lida, ouvida e apreciada, precisa ser obedecida e praticada. Obedecer e praticar a Palavra de Deus significa na prática amar ao próprio Deus.

O salmista também sabe que a Palavra é o instrumento para protege-lo de erros e desvios espirituais. Ele afirma no Salmo 119.101: “De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra.” Assim, é certíssima a frase: “A Palavra de Deus ou vai mantê-lo longe do pecado ou o pecado lhe manterá longe da Palavra de Deus.” Agostinho de Hipona também afirmou: “ Se tu vives no pecado, a Palavra de Deus é o teu adversário. Ela será sempre o adversário de tua vontade até que ela se torne a autora de tua salvação.” O próprio Senhor Jesus afirmou em João 17.17: “Santifica-os na verdade, a Tua Palavra é a verdade.”

Em Mateus 4.3, Satanás vendo que o Senhor Jesus havia feito um jejum de quarenta dias, estando com fome, debaixo de uma necessidade física real, fez a proposta: “…Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.” O Senhor com muita destreza calou Satanás dizendo no versículo 4: “…Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.”

A exemplo do Senhor Jesus, quando as tentações também chegarem, devemos manter nossas convicções na Palavra de Deus e não ceder ao nosso ego e prazer.

Quando a segunda geração de Israelitas estavam para tomar posse da terra de Canaã, Moisés solenemente afirmou em Deuteronômio 12.28: “Guarda e cumpre todas estas palavras que te ordeno, para que bem te suceda a ti e a teus filhos, depois de ti, para sempre, quando fizeres o que é bom e reto aos olhos do SENHOR, teu Deus.” Moisés sabia que o sucesso da vida deles dependia da obediência a Palavra de Deus. Os que obedecem a Palavra de Deus valorizam a tranquilidade e segurança de suas vidas.

Por isso, valorize a Palavra de Deus em sua vida. Deixe que ela lhe aconselhe. Prontifique-se a lê-la, estuda-la e ouvi-la todos os dias. E acima de tudo, aprimore em viver a mesma convicção do salmista no Salmo 119.105, que diz: “Lâmpada para os meus pés e a Tua palavra, e luz para os meus caminhos.”

Valorize a Palavra de Deus!

2 comentários em “VALORIZE A PALAVRA DE DEUS

  1. Amem, Pastor Roberto.

    Lê-la e vive-la, só assim há sentido na nossa existência. Vive-la a cada dia, deixa de ser pesado, quando vivemos as coisas espirituais.

    Forte abraço, Shalom.

Os comentários estão fechados.