QUEM VOCÊ DIZ QUE JESUS É?

QUEM VOCÊ DIZ QUE JESUS É?

Em Mateus 16.13 Jesus pergunta a seus discípulos: Quem o povo diz que o Filho do Homem é? Jesus não faz essa pergunta porque esteja enfrentando uma crise de identidade, ou porque vive na dependência infeliz da opinião dos outros. Ele faz esta pergunta como uma introdução para uma questão muito mais importante.

No versículo 14 os discípulos afirmam: “…Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum outro profeta.

A opinião pública achava-se divida com respeito a Jesus. Alguns criam ele era um arauto do arrependimento, como João Batista; outros acreditavam que era um operador de milagres, como Elias; outros pensavam que ele era um pregador contundente da Palavra de Deus como o profeta Jeremias. Ao ver Jesus nesses papéis, o povo esperava um libertador político que iria derrubar os poderes corruptos que oprimiam a nação Israel.

Jesus volta-se para os seus discípulos e pergunta o que eles acreditavam sobre Ele: “E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?…” Então Pedro responde: “…O Senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.(Mateus 16.15-16)

Os discípulos deixaram tudo para seguir a Jesus. No princípio foram atraídos a Ele como um rabino incomum, mas ao longo do tempo eles ficaram convictos que Jesus era de fato o Messias de Deus. Para eles Jesus era mais do que qualquer outro personagem bíblico, mais do que um reformador nacional, mais que um fazedor de milagres, mais do que um simples profeta. Jesus é o Messias prometido, o Salvador, o próprio Deus; o “Filho do Deus vivo.”

Assim como aos discípulos, Jesus também pergunta a você: “Quem sou eu para você”? O que você acredita sobre Jesus afeta profundamente sua forma de pensar, refletir, falar, agir e reagir.

Jesus é mais do que um ser humano, mais do que um profeta, mais do que um filósofo, mais do qualquer outra pessoa que pisou nessa terra. Ele é o Deus que se tornou homem; Ele é o Filho de Deus; Ele é tudo o que homem precisa e deseja. Ele é o tudo que todos buscam!

Ser cristão é ter a Cristo. Ter a Cristo não significa abraçar uma nova filosofia ou ideologia; não significa agarrar a um tipo novo de moralidade ou ética social, antes significa conectar a vida com o próprio Deus; significa se arrepender da vida que leva, dos pecados que tanto entristecem a Deus e pelo poder de Jesus assumir um modo de vida diferente.

Hoje Jesus continua perguntando: “…Quem você diz que eu sou…?” Ele pergunta porque sabe que uma definição inexata sobre Ele produzirá em você falsas expectativas, falsos pensamentos, falsas crenças e falsas condutas. Quem você diz que Jesus é?