SEJA PACIENTE!

SEJA PACIENTE!

Alguém disse que o sinônimo de “paciência” é “paciência”. Paciência é a capacidade de suportar. Ter paciência é um dos grandes desafios da vida.

Paciência com pessoas é a capacidade de suportar sem retaliar; é a capacidade de ser gracioso, bondoso e generoso com os que lhe machucam; é a capacidade de não agir no mesmo nível de imaturidade.

Haverá momentos em que os outros lhe prejudicarão e pecarão contra você, e por vezes isso será intencional. Quando esse dia chegar você optará por três escolhas:

1) – VINGAR-SE

Você poderá ser tomado por uma raiva vingativa. Seu desejo nessa hora será optar por palavras e ações ofensivas. Sua vingança direta ou indireta pode passar por intimidação pública, particular ou algum tipo de conspiração para o bem-estar da pessoa em qualquer nível.

2) – IGNORAR

Talvez sua vingança não seja tão hostil. Sua opção “mais branda” seria ignorar. Seus gestos e sua boca se mantém num profundo silêncio enquanto seu olhar diz: “Quem é você”? “Eu te conheço”? “Coitado…como é pobre e vil”! Você ficará em um silêncio público até ver a pessoa no buraco, na derrota, na desgraça.

3) – PERDOAR

Perdoar é a postura do seguidor de Jesus. Jesus ensina a dar a outra face e amar os inimigos (Mateus 5,39,44). Paulo ensina a “abençoar os que vos perseguem” (Romanos12.14). OsEfésios e Colossensesforam orientados aperdoar aos outroscomo Cristo os perdoou(Efésios4:32,Colossenses3:13).

A Palavra de Deus nos confronta e nos encoraja a lidar com o perdão, reconciliar, abençoar e amar os inimigos. Essa foi a postura e o ensino de Jesus. Se você opta por não vingar ou ignorar, você recebe algo melhor nessa vida. Você começa a fazer parte da obra mais importante do mundo: a redenção e salvação das pessoas.

Vingar e ignorar são atitudes que expressam o podre da alma; aquela realidade de nossos corações pecaminosos e distantes de Deus.

Assim, paciência não é fruto de “auto-ajuda” ou “auto-controle”, mas um presente dado, vindo do poder da cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Naquela cruz Ele suportou o maior ataque mental, físico e espiritual e o fez sem pecar para que quando você fosse atacado tivesse a capacidade de responder a todos com amor, paciência, graça e tolerância.

Por isso, se você tem Jesus em seu coração, seja paciente!