UMA RESPOSTA AO ATEÍSMO

UMA RESPOSTA AO ATEÍSMO

Ateísmo é o ponto de vista de que Deus não existe. O ateísmo na Bíblia não é uma novidade. Davi escreveu sobre o ateísmo por volta de 1000 a.C., dizendo no Salmo 14.1 o seguinte:“Diz o insensato no seu coração: Não há Deus”.

Por que o ateísmo  existe? Ou por que Deus simplesmente não se revela para as pessoas, provando que Ele existe? Alguns dizem: “se Deus aparecesse, todos acreditariam Nele!” O problema com esta idéia é que não é a vontade de Deus convencer as pessoas de que Ele existe. A vontade de Deus é que as pessoas acreditem Nele pela fé. Hebreus 11:6 declara: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus…” 

No Antigo Testamento Deus se manifestou de várias maneiras; Ele provou a Sua existência. A verdade é que mesmo as pessoas sabendo de Sua existência não O obedeceram. 

A Bíblia deixa claro que pessoas vão crer e outras não. Em João 20.29 Jesus disse a Tomé, o discípulo incrédulo: “…Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram” 

O fato de que a existência de Deus deve ser aceita por fé não significa que acreditar em Deus seja algo ilógico. Existem diversos bons argumentos para a existência de Deus. A Bíblia ensina que a existência de Deus é claramente vista no universo (Salmos 19:4), na natureza (Romanos 1:18-22) e nos nossos corações (Eclesiastes 3:11). A existência de Deus não pode ser provada, ela deve ser aceita pela fé.

Ao mesmo tempo, deve-se ter a mesma fé para acreditar no ateísmo. Afirmar “Deus não existe!” é afirmar que se tem o conhecimento absoluto de tudo o que pode ser conhecido – e de ter ido em todos os lugares possíveis do universo – e de ter testemunhado tudo o que poderia ser visto. É claro, nenhum ateu faria estas afirmações. No entanto, isso é essencialmente o que eles estão afirmando ao dizer que Deus não existe. Os ateus não podem provar, por exemplo, que Deus não vive no centro do Sol ou debaixo das nuvens de Júpiter, ou em algum local no universo. Isto não pode ser provado, então não pode ser provado que Deus não existe. É necessário ter a mesma quantidade de fé para ser um ateu quanto para ser um teísta.

Mas a maior questão do ponto de vista de Deus não é que Ele queira que as pessoas creiam em sua existência, o que Ele deseja é que as pessoas creiam pela fé em Jesus, Seu Filho amado. Em Marcos 9.7, na transfiguração de Jesus, Deus falou aos discípulos dizendo: “…esse é o meu Filho Amado, a Ele ouvi.”

A crença na existência de Deus é pela fé. A crença no ateísmo é pela fé. Você é que escolhe no que vai crer.