EM QUEM IREMOS CONFIAR?

EM QUEM IREMOS CONFIAR?

O poeta inglês Isaac Watts afirmou: “Aprender a confiar é uma das tarefas mais difíceis da vida.”

Atualmente, no nosso Brasil, estamos vivendo uma crise moral, institucional, política, relacional, familiar e econômica. A situação é extremamente grave e crítica e paira uma só pergunta: em quem iremos confiar?

É certo que podemos “fazer de conta” que nada existe e continuarmos confiando nossas vidas em coisas vãs e banais. Na época de Jó algumas pessoas viveram assim. Ele os advertiu em Jó 15.31: “Não confie, pois, na vaidade, enganando-se a si   mesmo, porque a vaidade será a sua recompensa.”

 É certo também que diante das crises podemos confiar em nossas habilidades e capacidades. Somos extremamente tendentes a acharmos que temos todas as respostas. O salmista diante da crise dá o seu testemunho no Salmo 44.6: “ Não confio no meu arco, e não é a minha espada que me salva.”

 Quando a crise chega, temos a tendência de confiarmos no dinheiro, nos recursos e nos bens materiais. Achamos que eles são extremamente sólidos e por tê-los jamais seremos abalados. Mas o Salmo 62.9,10 nos adverte: “ Não confieis naquilo que extorquis, nem vos vanglorieis na rapina; se as vossas riquezas prosperam, não ponhais nelas o coração.”

E de alguma maneira, quando a crise bate, somos também tendentes a colocar nossa confiança e esperança em pessoas, especialmente as mais influentes. Mas o Salmo 146.6 nos ensina: “Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação.” Em Jeremias 17.5 somos exortados pelo profeta: “…Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor!”

 Assim sendo, em quem devemos confiar? A resposta bíblica é, NO SENHOR! O Salmo 40.4 nos ensina:“Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança…”; o Salmo 22.4,5 nos dá um grande testemunho: “Nossos pais confiaram em Ti; confiaram, e os livraste. A Ti clamaram e se livraram; confiaram em Ti e não foram confundidos.”; o Salmo 56.3 nos inspira: “Em me vindo o temor, hei de confiar em Ti...”

Quando os seus dias estiverem difíceis, lembre-se de descansar sua vida e expectativas só no Senhor. Agostinho sabiamente afirmou: “Confie seu passado a misericórdia de Deus, o seu presente ao amor de Deus e seu futuro a providência de Deus.”

Confie em Deus!