APRENDENDO A CONFIAR EM DEUS

APRENDENDO A CONFIAR EM DEUS

É um grande desafio confiar em Deus, mas não é algo impossível de se viver. Salomão, em Provérbios 3.5-7, nos ensina três princípios de como podemos aprender a confiar em Deus.

1 – NÃO DEPENDA DE SI MESMO

Salomão diz em Provérbios 3.5: “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.” A maioria dos desapontamentos que enfrentamos é porque nos ensinaram a depender de nós mesmos. Mas viver a vida que Deus quer, exige desaprender a confiar em nós mesmos e confiar nEle. E todo esse processo por vezes é doloroso. “Confiar em Deus” significa aprender a entregar anseios, desejos e circunstâncias em Suas mãos; significa dia a dia render expectativas e planos a Ele. Corrie Ten Boom afirmou: “ Nunca tenha medo de confiar um futuro desconhecido a um Deus conhecido.”

2 – CLAME A DEUS

Salomão nos ensina em Provérbios 3.6: “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Precisamos mais do que um compromisso pessoal de dependência de Deus, precisamos clamar a Ele como forma de demonstrar nossa dependência. Nada conseguiremos na caminhada espiritual sem oração. A oração é a plena demonstração de nossa dependência do Senhor. Quando oramos admitimos que o caminhos e os pensamentos dEle são mais altos, sublimes e suficiente que os nossos. A Bíblia deixa claro que todas as vezes que clamarmos ao Senhor, Ele nos ouvirá. O Salmo 34.17 afirma: “Clamam os justos, e o SENHOR os escuta e os livra de todas as suas tribulações.” Que confia em Deus depende dEle e   quem depende dEle, ora.

3 – FUJA DO MAL

Salomão nos também afirma em Provérbios 3.7: “Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.” Muita coisa nesse mundo pode nos destrair ou bagunçar nossa vida com Deus. Em 1 João 2.16 lemos: “Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo.” A vida funciona melhor quando lembramos que a verdadeira fonte de nossas bençãos e alegria vem por agradar ao Senhor. Quando centramos nossas vidas nEle, encontramos vida abundante.

Assim, se você quer mesmo aprender a confiar em Deus, pare de depender si mesmo, busque mais a Ele em oração e fuja de tudo aquilo que O desagrada.

Um comentário em “APRENDENDO A CONFIAR EM DEUS

  1. Amem Pastor Roberto.

    Segredo maior é a oração, verdade. Há sim uma luta para nos desfazermos de nossas estruturas de raciocínio e, em oração, colocarmos tudo nas mãos do Senhor.

    Falamos que confiamos, mas não soltamos o cabo da nau de de nossas vidas, queremos continuar no controle. (Pecado, falta de confiança). Que o Senhor nos perdoe, nos levante e nos ensine a confiar em sua Maravilhosa Graça.

    Forte abraço, Shalom.

Os comentários estão fechados.