DEFININDO O PECADO

DEFININDO O PECADO

O pecado é um dos mais asquerosos nomes no dicionário e o vilão da história humana. Ele é o destruidor da vida, a expressão do mal e o causador da morte.

O pecado ludibria, engana e ilude. Ele é  letal. Ele mata lentamente, deixa a míngua e rouba a vida.  Ele se apresenta bonito, garboso e promissor, mas no final ele presenteia com a culpa, com o desespero, com a tristeza, com a desesperança e com a morte. Seu canto inaudível diz que o bom, o melhor, o prazer, a alegria e toda felicidade está em seguí-lo.

O pecado  mente. Mente com respeito a tudo. Mente especialmente com respeito a Deus; ele O odeia. O pecado diz que Deus não existe, ou se existe não se importa. O pecado afasta as pessoas de tudo o que é de Deus, tudo o que é bom, santo, puro, justo, reto, prudente, aceitável, sábio, certo e verdadeiro. O pecado impede que a vida flua; ele a destrói.

O maior e pior estrago que o pecado pode fazer é ludibriar e camuflar sua existência. O ser humano insiste em ignorá-lo. Defender e expor a realidade do pecado com todo o seu matiz é ser ignorante, retrógrado, ultrapassado, piega, fanático e descontextualizado.

O pecado é descrito na Bíblia como transgressão da lei de Deus (1 João 3. 4) e rebelião contra Ele (Deuteronômio 9.7). E todo ser humano está atrelado ao pecado. Romanos 3.9 afirma: “…pois já temos demonstrado que TODOS, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado.” E ainda em Romanos 3.23: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.”

O pecado teve seu começo com Lúcifer, que não contente com sua posição angelical, intencionou ser igual a Deus, introduzindo assim o pecado (Isaías 14.12-15). Renomeado depois de Satanás trouxe o pecado para a raça humana no Jardim do Éden onde tentou Adão e Eva. Gênesis 3 é o texto bíblico que descreve essa rebelião. Desde aquela época, o pecado então tem sido passado por todas as gerações da humanidade e nós, descendentes de Adão, herdamos o pecado dele. Paulo diz Romanos 5.12: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”

O pecado é a mais triste, revoltante e frustrante constatação e diagnóstico da humanidade. Eu e você somos pecadores! É importante também saber que a mesma Bíblia que expõe o pecado, é a mesma que traz a solução para ele. À parte de Deus não a resposta para o pecado.

2 comentários em “DEFININDO O PECADO

  1. Amem, Pastor Roberto.

    Realmente o pecado é uma doença fatal, quando não confessado e banido de nossa vida. Quando aceito, ele o pecado, se torna “metástico”, invadindo outras áreas de nossas vidas, trazendo destruição e morte, morte eterna, se não houver arrependimento.

    Verdade é, que só em Cristo Jesus, temos através do SEU PRECIOSO SANGUE, o perdão e a vida eterna.

    Um dia de vitória, sob as bençãos do Senhor Jesus. S H A L O M.

Os comentários estão fechados.