OS OLHOS DO SENHOR

OS OLHOS DO SENHOR

Em 2 Crônicas‬ ‭16.9 lemos: “Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração…”

No contexto desse versículo, Asa era o rei em Jerusalém. No início de seu reinado ele foi invadido por um exército de um milhão de homens da Etiópia. Ele era um jovem e inexperiente rei. Em seu desespero ele clamou ao Senhor por ajuda e libertação, e Ele o respondeu. Os etíopes foram totalmente derrotados. Asa não teve outra guerra até seu trigésimo sexto ano como rei. Ele sabiamente usou as décadas de paz para fortalecer espiritual, econômica e militarmente a nação. Infelizmente, enquanto a nação crescia em força e riqueza, o rei parou de depender de Deus e seu coração não foi mais leal a Ele. E o Senhor sabia disso. Seus olhos conseguiu vasculhar profundamente o coração de Asa, e percebeu que ele não mais O temia e nem o amava.

Os olhos do Senhor também passam sobre cada um de nós. Ele sabe se O amamos e confiamos nEle. Ele está à procura daqueles cuja as motivações, os interesses, os pensamentos, e a vontade são totalmente dEle.
Deus não precisa de nada. Ele não é limitado. Ele é tudo sobre tudo. Mas Ele procura pessoas que não tem outro valor além dEle. Ele responde àqueles que se mantém leal para com Ele. Dr John Piper diz que “Deus está em toda parte, ‘ansioso’ e pronto para ajudar alguém que confia totalmente nEle.” E essa verdade é também encontrada no Salmo 33.18-19: “Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia, para os livrar da morte, e para mantê-los vivos na fome.”

Deus está ativamente à procura por este tipo de lealdade. E quando Ele encontra pessoas com esse tipo de coração, Ele este se mostra forte e luta por eles. A.B. Simpson afirmou: “Deus não está à procura de personagens extraordinários como seus instrumentos, antes Ele procura os humildes instrumentos por meio dos quais Ele será honrado ao longo dos tempos.”

Se Deus hoje sondar profundamente o seu coração, o que Ele encontrará? Será que Ele verá um coração leal, fiel e dependente dEle? Ou verá arrogância, egoísmo e sabedoria própria?

Não esqueça que os olhos do Senhor estão a todo momento procurando por aqueles que nEle confia, nEle espera e nEle depende.