CONFIE NOS PLANOS DE DEUS!

CONFIE NOS PLANOS DE DEUS!

As pessoas estão categorizadas em quatro níveis em relação aos planos para a vida. 1) – Os que não planejam nada. 2) – Os que planejam mas nunca realizam. 3) – Os que planejam e fazem as coisas acontecerem do seu jeito. 4) – Os que buscam a Deus em seus planos e os realizam com Sua anuência e para Sua glória.
Salomão, depois de fazer grandes projetos e empreender como nenhum outro, afirma em Provérbios 21.5: “Os planos do diligente tendem à abundância…” Mas ele mesmo afirma também em Provérbios‬ ‭16.1,3: “Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da boca…Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.” E mais, em Provérbios 16.20 ele diz: “…o que confia no Senhor, esse é feliz.” Assim, Salomão ensina que devemos planejar, mas todos os nossos planos precisam estar debaixo da total aprovação soberana de Deus.
Quando Israel se encontrava no cativeiro da Babilônia, Deus enviou o profeta Jeremias com uma palavra de conforto. Em Jeremias 29.11 diz: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.”

‭‭Podemos e devemos fazer planos, mas precisamos colocá-los diante do Senhor. Por que? Porque os planos dEle a nosso favor são sempre os melhores.

Jim Elliot foi missionário entre os índios Aucas no Equador. Na tentativa de pregar o Evangelho de Jesus a eles, ele e mais quatro missionários foram assassinados brutalmente. Sua esposa, Elisabeth Elliot ao saber da notícia de que seu marido fora morto disse o seguinte: “Quando os nossos planos são interrompidos, os Seus não são. Seus planos vão continuar como previsto, movendo-se sempre com o objetivo de levar-nos a verdadeira maturidade.”
Elisabeth Elliot viveu o suficiente para ver os índios Aucas alcançados por Jesus; viu o índio que assassinou seu marido convertido a Cristo e tornando-se líder espiritual de seu povo. Elisabeth Elliot confiou nos planos de Deus no meio da dor e foi um grande instrumento dEle para ajudar pessoas a confiar em Deus suas vidas e planos. Elas os ensinou que mesmo quando nossos planos não são cumpridos, os planos de Deus são maiores e melhores.

Não sei quais são os seus planos, mas coloque-os diante de Deus. E por mais que eles sejam bons e ainda que tudo possa estar dando errado, confie que Ele tem o melhor e maior para Sua glória e também para sua alegria.

Confie nos planos de Deus!