DIANTE DA CRISE

DIANTE DA CRISE

Uma desilusão paira no ar. Há muita gente vivendo sem esperança e insatisfeitos com a atual sistema moral, política e econômica da nação. Há um descontentamento geral com nossos líderes; a situação beira ao caos e estamos em crise.

Mas enquanto o quadro geral da nação é cinza para negro, não são poucos os que ainda lutam ainda  com a realidade de suas próprias vidas. Por vezes dizem: “minha vida está vazia”, “minha vida está chata”’, “algo parece estar faltando” e “deve haver algo mais do que isso”. Parece sempre haver uma incansável busca existencial.

E pior, parece que a resposta mais simples para a crise é “alguma coisa a mais”. Para muitos é mais uma drink, mais um gole, mais uma noitada, mais um sexo, mais um caso, mais uma viagem, mais uma compra, mais uma droga, mais uma hora extra de trabalho etc. É um “mais” que nunca para. Não há dúvida que todos temos uma fome e sede por algo. O problema é que buscamos tudo isso em lugares errados.

A questão é que nada aparentemente visível pode responder as necessidades invisíveis da alma.  A segurança, esperanca, satisfação, alegria, realização, paz, e a razão de viver não se encontrar dentro si mesmo, na religião, nas pessoas, nos bens ou nas circunstâncias da vida.

Jesus disse em Mateus 5.6: “ Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça porque eles serão fartos.”  O que Jesus diz nesse texto é que pessoas felizes estão com desejo certo e em busca de uma resposta certa. O que todos procuram está somente em Deus! Salomão, escreveu em  Eclesiastes 3.11: “Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem.” O que significa tudo isso? Deus pôs a eternidade na mente do homem. Deus criou cada pessoa com um desejo de coisas eternas e espirituais. Em outras palavras, todos temos uma inquietude que só pode ser satisfeita em Deus. Agostinho disse:  “Fizeste-nos para Ti e o nosso coração não está tranqüilo até que descanse em Ti”.

Tentar satisfazer as necessidades profundas da alma com coisas externas é perca de esforço, expectativa e tempo. Quem vive assim apenas alimenta mais a decepção, o vazio, a frustração, a solidão e crise da alma.

Deus em Isaías 55.2,3 diz o seguinte: “Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida? Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome? Se ouvirem e fizerem o que eu ordeno, vocês comerão do melhor alimento…” O que a alma busca, encontra a resposta final somente em Deus.

Em qualquer crise de sua vida a resposta não está nem em pessoas e nem nas circunstâncias. A resposta para a crise da alma, da vida, da sociedade e do país encontra-se somente em Deus.

Deixe Deus lhe suprir e lhe satisfazer!