TRATANDO A PREOCUPAÇÃO

TRATANDO A PREOCUPAÇÃO

Vivemos um tempo sério de violência, pressa, competição e medo. Diariamente nos preocupamos com dinheiro, emprego, saúde, segurança e dimensionamos o futuro em seus detalhes.

O certo é que a preocupação tem impactos na vida. Por exemplo, o corpo sente: o coração acelera, mãos umidessem, unhas são roídas, a boca seca, perde-se o apetite e a insônia chega. Os relacionamentos também sentem porque para muitos é difícil lidar com alguém que vive habitualmente preocupado. O bolso também sofre, porque o próximo passo de uma pessoa preocupada é usar calmantes: Lexotan, Diazepam, Lorax, Rivotril e outros.

A preocupação é um alarde na alma. Pessoas preocupadas dimensionam as necessidades da vida. A preocupação é um problema sério! E o que a Bíblia tem a dizer sobre ela?

Em Mateus 6.25, num longo discurso, Jesus ensina o seguinte sobre a preocupação: “Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”

Para Jesus, a preocupação com os detalhes da vida demonstra a realidade da fé em Deus. Pessoas que vivem tentando controlar desde os detalhes simples da vida, como comida, roupa, bebidas etc, até os grandes, na verdade estão desalinhados da fé no Soberano Deus, Criador de todas as coisas; Aquele que sustenta tudo e todos.

Para Jesus, a preocupação nubla o discernimento espiritual e revela o principal problema: a incredulidade. A preocupação é pecado porque lança diretamente dúvida quanto ao cuidado, amor e providência de Deus. A preocupação diz que Deus não se interessa e é inerte. A preocupação é pecado!

Jesus oferece a solução definitiva para a preocupação. Toda tentativa de lidar sem Jesus na preocupação será apenas um meio de esconder o problema real. Por isso, entregue a Ele sua preocupação.