A HONESTIDADE

A HONESTIDADE

A palavra honestidade tem origem no latim honos, que remete para dignidade e honra. A honestidade é uma característica de uma pessoa ou de uma instituição e significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo honesto repudia a malandragem, a esperteza e o querer levar vantagem.

Uma pesquisa sobre a honestidade revelou que: 20% das pessoas já mentiram para ganhar mais dinheiro; 25% disseram que podem mentir apenas para ter boa aparência; 30% disseram que mentiram no preenchimento do formulário de emprego; 46% conheciam um amigo que já enganou o cônjuge; 51% disseram que as pessoas não são hoje mais honestas do que eram há dez anos; 60% disseram que se pode mentir para se livrar de uma situação embaraçosa.

Outra pesquisa fez a seguinte pergunta: “Para quem você mentiu regularmente?” 86% disseram que mentiram para os pais; 75% para os amigos; 61% para os superiores no emprego; 59% para os filhos; 73% para irmãos e irmãs e 69% para os cônjuges.
O resultado dessas pesquisas constatam que está faltando gente honesta no mundo.

O certo é que nenhuma pessoa, nenhum relacionamento, nenhuma empresa, nenhuma sociedade e nenhum país poderá se manter de forma séria e ordeira, se a honestidade não se tornar um valor.

A Bíblia ensina que a honestidade é de grande valor diante de Deus e todos aqueles que desejam se relacionar com Ele e experimentar Suas bençãos devem viver uma vida correta, séria e honesta. O Salmos 15.1-3 afirma: “Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo; que de coração fala a verdade e não usa a língua para difamar; que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo.”

É buscando agradar a Deus e e viver de forma honesta para com as pessoas, o apóstolo Paulo testemunha sobre si mesmo em 2 Coríntios 8.21: “Pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens.”

Honestidade significa que a pessoa ama, fala, vive e defende a verdade. A pessoa honesta não faz rodeio; é direta, clara, sincera; não diz “meias verdades.” O honesto é confiável; ele não esconde, não oculta e não dissimula em nada; ele é coerente e consistente. Pessoas honestas não mentem, não furtam, não roubam e nunca precisam arrogar para os outros sua honestidade.

Assim, se a honestidade não é um valor em sua vida, você precisa humildemente ir a Deus, e em plena confissão e arrependimento pedir que Ele purifique totalmente seu coração do pecado, da mentira, da falsidade e da hipocrisia.

Não se engane! Quando o Deus da verdade não reina no coração humano, a desonestidade crescerá, e será inútil manter expectativas de mudanças profundas.