CORRIJA O FOCO ESPIRITUAL

CORRIJA O FOCO ESPIRITUAL

Comumente não conseguimos definir muito bem as circunstâncias da vida quando elas chegam. Somos lentos em entender processos e especialmente os de Deus em nossas vidas. Isso porque nem sempre Ele esclarece o que fazer e como o fará. 

Somos tendente a agir e reagir errado quando as coisas não acontecem como planejamos ou desejamos. E por vezes, silenciosamente, fazemos perguntas erradas, acusamos pessoas, acusamos Deus, reclamamos das circunstâncias, usamos muito o ” se” e por fim nos sentimos desanimados, derrotados e deprimidos.

Quando estudamos a história de Jó, de alguma forma nos vemos nele. Jó teve dias extremamente difíceis, cheios de dores e questionamentos.

Além de suas lutas internas, ele teve que lidar com a interpretação errada que sua esposa e seus amigos fizeram dele. E mais, de alguma forma Jó queria respostas que só Deus poderia dar, mas Ele manteve-se calado e aparentemente até inerte. 

Jó tinha perguntas. Jó fez perguntas. Suas perguntas revelavam mais dele do que o próprio Deus. Suas perguntas eram mais ou menos assim: “Por que eu fui acometido por tanta desgraça, sendo eu um homem tão fiel, íntegro e temente ao Senhor?” “Por que Deus não responde minha oração tirando-me deste caos, mesmo que seja pela morte?” “No meio de minhas dores será que Ele realmente se importa?” No final, Deus não respondeu suas perguntas, na verdade Ele fez outras perguntas onde Jó viu suas limitações. 

Os capítulos 38-42 do livro de Jó descrevem a fala de Deus. Deus fez perguntas às quais Jó ficou impossibilitado de responder; elas eram simples, mas profundas demais. E quando Deus termina de falar, Jó apenas diz o seguinte em Jó 42.2,5: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado…Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.” Jó humildemente se rende a Deus e a Seus propósitos em sua vida. Jó corrige seu foco espiritual. 

Como Jó, qualquer um de nós podemos também nos perder em nossos problemas, sejam eles pequenos ou grandes. Podemos permitir que eles ocupem um lugar tão prioritário em nossas vidas, ao ponto de agir e reagirmos errados em relação à Deus e Sua fidelidade, amor, bondade e propósito para conosco. 

É preciso ter fé! É preciso desfocar no problema e focar no propósito maior que Deus tem. E é assim que devemos andar e orar com Deus
Contudo quando colocamos os “óculos” e as “lentes” espirituais de Deus, essas corrigem nossas deficiências e nos faz ler nossa história à luz da plena, amorosa, bondosa e soberana história dEle em nós e por nós.

Por isso, corrija hoje seu foco espiritual!