DIGA “OBRIGADO”!
Relacionamentos são constantemente ameaçados quando se vive com ressentimentos, ciúmes, expectativas irreais e também pela ingratidão. E a ingratidão está em alta. Vivemos num mundo onde as pessoas cada dia mais estão se acostumando a serem servidas, e mais, estão exigindo ser servidas. Há um grande déficit de gratidão.
A ingratidão destroem relacionamentos. Por exemplo, uma pesquisa recente com 2 mil americanos revelou que, embora quase todo mundo concorde que no ambiente de trabalho, os chefes agradecidos são os mais bem-sucedidos, apenas 10% deles agem conforme essa impressão e expressam agradecimentos no dia a dia.
Pessoas ingratas comumente acrescentam também outros hábitos ruins a sua vida: elas reclamam, murmuram, censuram, criticam, difamam, lastimam e queixam-se de Deus, da vida e das pessoas. Elas são egoístas.
Na contracultura desse movimento egoísta é necessário sempre dizer “obrigado”. William A Ward observou que “gratidão pode transformar dias comuns em dias de ação de graça, converter trabalhos rotineiros num prazer e fazer com que as simples oportunidades se tornem uma benção”. Um pequeno gesto de agradecimento pode fazer a diferença e transformar um casamento, uma família, um ambiente de trabalho e uma sociedade. É preciso criar o hábito de dizer sempre, “obrigado.”
Assim, diga primeiramente “obrigado” a Deus. O salmista afirmou no Salmos 100.4:”Entrai por suas portas com ações de graças…” Diga “obrigado” a Deus pela vida, saúde, alimentos, roupa, família, emprego, amigos, oportunidades, bênçãos espirituais e especialmente por Sua graça em nos enviar a Jesus para nos conectar novamente com Ele.
Diga também “obrigado” a Deus pelas lutas, dores, sofrimentos, dificuldades, provações, fraquezas e pelas orações não respondidas, porque sempre o “não” de Deus hoje é o Seu “sim” amanhã.
Diga “obrigado” as pessoas a seu redor. Diga “obrigado” a todos aqueles que lhe fazem o menor favor ou benefício. Diga “obrigado” para o cônjuge, filhos, pais, amigos, os que lhe servem todos os dias.
Diga “obrigado” não só em palavras; envie um e-mail, escreva uma carta, deixe um recadinho escrito, mande uma mensagem por Facebook, WhatsApp ou outra forma de comunicação em redes sociais.
E por que então não começar dizer “obrigado” agora? Diga “obrigado” sempre que puder. Faça da gratidão um hábito em sua vida.
Aprenda a dizer sempre a Deus e as pessoas, “obrigado.”