RESOLUÇÕES ESPIRITUAIS
RESOLUÇÃO significa simplesmente a capacidade de decidir algo. É o meio pelo qual alguém se posiciona em uma determinada questão ou situação. Pessoas resolutas são firmes e determinadas especialmente diante do perigo; elas continuam onde alguns pararam ou nunca tentaram.
A história está repleta de erros espirituais memoráveis. Muitos foram cometidos por pessoas bem-intencionadas e outras, gerados por indivíduos motivados por ganância e poder que provocaram catástrofes igualmente terríveis. Na verdade, desde o momento em que Adão e Eva resolveram que valeria a pena desobecer a Deus, todos hoje somos tendentes a resoluções espirituais equivocadas que podem trazer grande destruição.
Mas aá vários exemplos positivos de profundas resoluções espirituais na Bíblia. Uma dentre elas é a que foi tomada pelo jovem Daniel na Babilônia.
Daniel foi um dos cativos da primeira leva de cativos de Jerusalém para Babilônia. Ele, seus três amigos e outros tantos jovens de sua idade passaram a assistir no palácio real. E estando ali, o rei Nabucodonozor ordenou que fosse dado a todos eles uma porção diária de comida e vinho. Mas Daniel se incomodou com essa ação do rei devido suas convicções espirituais. Em então em Daniel 1.8,9 lemos sobre sua atitude: “Daniel, contudo, resolveu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles. E Deus fez com que o homem fosse bondoso para com Daniel e tivesse simpatia por ele.” O resultado final foi que devido suas resoluções espirituais, Daniel não só teve a sabedoria de Deus para montar um plano alternativo, como foi honrado por Ele em sua resolução espiritual.
Há várias resoluções espirituais que se deve tomar, mas de forma prática, imagine o impacto que teria em sua vida se você hoje decidisse por exemplo, abandonar um pecado secreto, pedir perdão a quem você ofendeu, perdoar um ofensor, ou ainda não aceitar uma proposta ou um convite que transgridiria o conjunto de seus princípios e valores.
Dennis Griffith escreveu em seu blog sobre as decisões de um também jovem adolescente chamado Jonathan Edwards. Ele diz que Edwards desejava seguir os princípios de 2 Pedro 3.18 que diz: “antes crescei na graça e no conhecimento de Cristo Jesus…” E para isso ele escreveu uma lista de resoluções, as quais revisava toda semana. O resultado então foi que Edwards, um homem de origem humilde, tornou-se um homem piedoso e sua vida ensinou e inflamou um dos maiores avivamentos da história, sendo ele reconhecido como uma das mentes mais brilhantes do continente americano.
Assim, reveja seus valores espirituais e coloque-os todos numa perspectiva eterna e não temporal, e então você estará preparado para decidir as questões corriqueiras e cruciais da vida.