ESPECIAL DE PÁSCOA – QUEM É JESUS? – (1)
O que disseram sobre JESUS?
Uma edição da “Enciclopédia Britânica” usa 20.000 palavras para descrever a pessoa e a biografia de Jesus. Essa descrição ocupa mais espaço que a biografia de Aristóteles, Cícero, Alexandre, Júlio César, Buda, Confúcio, Maomé ou Napoleão Bonaparte.
O filosófo francês Jean Jacques Rousseau afirmou: “Conseguir inventar ou criar a história de uma vida como a de Jesus seria um milagre maior do que foi Sua existência real.”
Jesus poderia ser somente uma de quatro coisas: uma lenda, um mentiroso, um lunático ou Senhor e Deus.
Há tantas evidências históricas e arqueológicas para apoiar a existência de Jesus que cada historiador com reputação concorda que Ele não foi uma lenda.
Se Jesus fosse um mentiroso, por que Ele iria morrer por Suas alegações quando Ele poderia simplesmente ter evitado morte tão cruel com a escolha de algumas poucas palavras?
E se Jesus fosse um lunático, como Ele se envolvia em debates tão inteligentes com seus opositores ou administrava a tensão de sua traição e crucificação, enquanto continuava a demonstrar um amor profundo por seus antagonistas?
Na verdade, o Jesus afirmou sobre si é a pura verdade. Ele afirmou que era Senhor e Deus. A evidência apóia a esta alegação.
Tão certo é essa verdade que o Evangelista Marcos afirma em Marcos 1.1: “…Jesus Cristo, Filho de Deus…”.
Em seu livro “Cristianismo Autêntico”, C.S.Lewis, um ex-ateu, fez a seguinte declaração: “Um homem que fosse um simples homem e dissesse o tipo de coisas que Jesus disse, não seria apenas um grande professor de moral…Ou ele era e é o Filho de Deus, ou é um louco ou algo pior. Você pode tê-lo por um tolo, ou você pode cair aos seus pés e chamá-lo Senhor e Deus. Mas não lhe é permitido vir com algum disparate sobre ele ser apenas um grande mestre. Ele não nos deixou esta opção.”
Se Jesus é o “Filho de Deus…”, se Jesus é Senhor e Deus…”, se Ele é o que diz ser, a opção é simplesmente crer ou rejeitá-Lo. Não se pode ficar “em cima do muro” ou neutro quanto a fé nEle.