EM DESCONFORTO

EM DESCONFORTO

Não há ninguém que não teve momentos de desconfortos na vida. Mas há alguns desconfortos que afetam e muito a vida como um todo. Em Gênesis 28.10-11 lemos sobre o desconforto de Jacó. O texto diz que “Jacó partiu de Berseba e foi para Harã. Chegando a determinado lugar, parou para pernoitar porque o sol já se havia posto. Tomando uma das pedras dali, usou-a como travesseiro e deitou-se”.

Jacó estava desconfortável em sua vida porque ele estava fugindo de casa. Ele fugia de uma situação que ele mesmo havia criado e não sabia lidar com as consequências. E a consequência imediata era a ameaça de morte. O seu “travesseiro de pedra” naquela noite mostrava apenas como era duro viver na mentira e na trapaça.

Por não enfrentar seus problemas, Jacó acumulou outros. Ele agora viveria sem família. Ele que era um filho querido de sua mãe, teria que viver sem ela; sobreviver num mundo adverso, hostil e imprevisível. Ele também teria de lidar com desconforto da falta de direção. Ele apenas sabia que estava fugindo da morte, mas não sabia mais nada o que viria pela frente; o que o aguardava em Harã, na casa de Labão, seu tio. Jacó também teria que lidar com o desconforto da culpa. Não dava para Jacó fazer de conta que estava tudo bem. Ele havia feito algo errado e se sentia acusado por isso. A mentira o consumia por dentro. Esses eram os desconfortos de Jacó. E o seus, quais são?

Talvez você também esteja lidando com o desconforto da distância no lar. As pessoas estão próximas, você as vê, mas elas estão distante devido a mágoas, ressentimentos, aborrecimentos e brigas. E por isso sua vida está sendo dura demais. Ou talvez você esteja vivendo no desconforto da falta de direção depois de muitas “cabeçadas”; a vida não segue, não anda; falta um projeto, um ideal, um sonho. Ou ainda, o seu desconforte seja a culpa que lhe consome; sua vida está baseada em mentiras, farsas e hipocrisias. A culpa corrói a sua vida. Sua vida é um “faz de conta”.

Não interessa qual desconforto você esteja vivendo, há esperança. Naquela noite horrível para Jacó, ele teve um sonho. Deus disse que estaria com ele e lhe daria uma nova vida e um novo futuro. Ao levantar-se Jacó “pegou a pedra que tinha usado como travesseiro, colocou-a em pé como coluna e derramou óleo sobre o seu topo.”

As palavras e a presença de Deus, mudaram a história de Jacó, e também podem mudar a sua. Tudo pode ser mudado, mas isso dependerá de para quem você levará oseu desconforto.

Não existe desconforto que Jesus não possa remover. Nenhum! Quando as pessoas chegam a Jesus suas vidas são restauradas a uma condição de prazer e alegria por causa desse encontro com Jesus! É o encontro com Ele que faz a diferença.

Jesus quer te dar alívio! Ele diz em Mateus 11.28: Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” Por isso entregue-se a Ele e deixe que Ele leve o seu desconforto.