FÉ NA FRAQUEZA

FÉ NA FRAQUEZA

Em Juízes 16.28 lemos que Sansão orou ao Senhor: “Ó Soberano Senhor, lembra-te de mim! Ó Deus, eu te suplico, dá-me forças, mais uma vez…”

Os capítulos 13 a 16 de Juízes relatam a gloriosa história de Sansão. Ele havia sido juiz em Israel por vinte anos. Ele tinha sido usado de forma sobrenatural por Deus em diversas ocasiões. Mas Sansão brincou com o pecado por várias vezes, e num momento, o pecado o engoliu.

Sansão ao orar estava numa cena constrangedora. Ele era um espetáculo vergonhoso para os filisteus, os inimigos de Israel. Os filisteus estavam em milhares, num grande estádio, louvando a seus deuses por eles terem dado Sansão em suas mãos. Mas na verdade, Sansão estava ali por causa de seu pecado e insensatez. Ele não conseguiu dizer não a sedutora Dalila, que montou um meio para pegá-lo de surpresa, quando ele estava indefeso e impotente. Ao prendê-lo, seus inimigos furaram os seus olhos, os mesmos que o sempre o seduziram ao pecado. E no meio dessa tristeza, humilhado por seu pecado, Sansão ora a Deus.

Mas há algo interessante na Bíblia sobre Sansão. O capítulo 11 de Hebreus é chamado de a “galeria dos heróis da fé”. O autor do livro de Hebreus no versículo 32 cita a Sansão como um “herói da fé”. Ele diz: Que mais direi? Não tenho tempo para falar de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas.” Nos versículos 33 e 34 ele continua: “…os quais pela fé conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões, apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros.” A descrição mais condizente com Sansão nesses relatos é que “da fraqueza tiraram força.”

Essa é a vida de Sansão. Sansão entra na “galeria dos heróis da fé”, não por causa de sua própria força, habilidade ou estratégia, e muito menos por seu pecado. Ele está lá, porque ele foi um exemplo de arrependimento de seus pecados. Ele reconheceu diante de Deus que não andou em Seus caminhos como deveria, e isso o tornou fraco. Sansão pediu a Deus por Sua misericórdia; pediu que Ele ainda lhe desse força para que cumprisse a missão que lhe fora dado mesmo antes dele nascer.

Sansão está na “galeria dos heróis da fé”, porque diante de sua fraqueza, ele tirou força. Sansão teve fé o suficiente para chegar a Deus e pedir por Seu perdão. E por fazer isso, Deus elogia sua fé.

Não importa se sua vida está bagunçada por causa de seus erros e pecados; tudo pode mudar em sua vida, se como Sansão, pela fé, você voltar para Deus. Independente de onde estiver e como estiver, Ele curará sua vida, transformará seu coração e perdoará os seus pecados.

Lembre-se que você pode escolher por fé ou por incredulidade, diante da fraqueza que você está vivendo.