FRUTIFICANDO

FRUTIFICANDO

Nos capítulos 13-16 do Evangelho de João, Jesus deu diversos ensinos antes de ir à cruz. E um deles está em João 15.4: “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.”

Jesus afirma que ninguém pode progredir espiritualmente, dando frutos espirituais sem estar ligado a Ele. “Permanecer” significa centrar em Jesus, viver para Ele, se inspirar nEle, devotar-se a Ele e agir por Ele. “Permanecer” é uma experiência espiritual que se desenvolve por ouvir, amar e viver Jesus. A isso chamamos de “vida cristã.”

Ninguém conseguirá espiritualmente viver de forma fecunda e produtiva a parte de Jesus. O que faz alguém ser produtivo aos olhos de Deus é estar ligado a Jesus como estilo de vida. E isso não por meio de religião, cultos, ritos, filosofias, programas, projetos, estudos, treinamentos etc.

Uma planta ou um ramo desconectado, não pode produzir fruto. Na verdade a desconexão de uma ramo a árvore, já produz morte. Estar sem Jesus é estar morto espiritualmente.

Agora, quais são os frutos visíveis quando se está “permanecendo” em Jesus?

Paulo nos aponta para eles em Gálatas 5.22,23: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio…”

O que permanece em Jesus ama mais e está disposto a focar mais no outro do que em si. Ele mantém-se alegre independente das circunstâncias; vive debaixo de uma paz indizível ainda que tudo possa conspirar para o mal; demonstra gentileza, cuidado e paciência para com as pessoas, mesmo que estes lhe façam o mal; mantém-se fiel aos votos, promessas e compromissos, tantos para com Deus como para com as pessoas; suas palavras, jeito de ser e viver, cheio de serenidade e calma. E por último, mantém controle sobre seus impulsos, desejos e vontades.

A partir desse versículo, a conclusão básica é: se alguém está em Jesus e nEle permanece, a vida torna-se diferente: os relacionamentos tornam-se saudáveis e o mundo interior é ajustado.

Se você realmente quer uma vida produtiva e fecunda, é necessário, em primeiro lugar, ter um verdadeiro encontro pessoal com Jesus. E depois dessa experiência , manter-se dia após dia, momento após momento, ligado, centrado e focado nEle.

Todos podemos permanecer em Jesus e deixar que Sua vida seja a nossa. E quando assim o fizermos, daremos fruto. Frutos que glorificam a Deus; frutos que abençoam pessoas.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s