O NATAL DOS INSEGUROS

O NATAL DOS INSEGUROS

Em Mateus 2.1-3 lemos: “Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo. Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém.”

Herodes era o rei dos judeus quando Jesus nasceu. Ao receber a pergunta dos magos onde estaria o “Rei dos Judeus”, Herodes ficou “perturbado”. A palavra no original significa “agitado”, dá uma ideia de pânico, medo e terror. Herodes ficou com medo de ter um outro rei em seu lugar. Por que tanto medo? A história responde. 

O imperador Júlio César nomeou Antípater, pai de Herodes para ser o governador da Judéia, que estava sob a ocupação romana. Antípater, conseguiu a seu tempo colocar seu filho Herodes, como prefeito da Galiléia. Em 40 a.C Herodes foi declarado rei dos judeus pelo imperador Otaviano. Herodes não era judeu, era um edomita; ele era da casa de Esaú. Ele se casou com a judia Mariana com o fim de se tornar mais aceitável aos judeus que agora governava. Ele era um guerreiro inteligente, capaz, hábil orador e um diplomata. Mas Herodes também era cruel, impiedoso, ciumento, desconfiado, e tinha muito medo de perder sua posição e poder. Para defender sua posição ele matou em sua época o sumo sacerdote Aristóbulo, afogou seu cunhado, matou sua esposa Mariana, matou sua mãe e seus dois filhos. Cinco dias antes de sua morte (cerca de um ano depois que Jesus nasceu), ele mandou executar seu terceiro filho. Herodes era um bárbaro. O ato mais bárbaro é que para assegurar seu governo, sabendo que o “Rei dos Judeus” havia nascido em Belém, e que os magos não voltaram dando retorno do local exato da criança, ele então mandou matar todas as crianças em Belém e seus arredores. Herodes nunca permitiria qualquer ameaça a seu trono. Herodes era um homem inseguro e ciumento. Ele não quis o Natal de Jesus porque além de inseguro, ele era um homem depravado.

E hoje os “Herodes” andam soltos em nossa humanidade. Pessoas inseguras que tentam controlar tudo, não conseguem abrir mão de seus próprios planos, prioridades, valores, costumes, pensamentos; gente fixa em seus próprios paradigmas. Eles por vezes querem um Cristo do seu jeito ou nem o querem. Eles se apavoram com a possibilidade de mudanças, transformações e compromisso. Eles não estão dispostos a alterar em nada a maneira como vivem. São pessoas inseguras.

E você? Continuará também sendo o dono e senhor de sua vida, agindo como um rei em seu pequeno reino, controlando tudo e todos, vivendo na base do medo e da insegurança? Isso certamente será trágico em sua vida! Seja como os magos, vá ao encontro de Jesus, e você O achará.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s