BONS COMUNICADORES 

BONS COMUNICADORES

Comunicar é uma arte. Não se comunicar gera conflitos. Conflitos não resolvidos por sua vez intensificam os problemas. Problemas para serem resolvidos precisam de uma boa comunicação.

Há pessoas que não se comunicam porque vieram de um histórico familiar repressivo; outras não sabem se expressar; outras são culturalmente limitadas; e outras ainda são extremamente tímidas e temem ser rejeitadas, ou censuradas.

A Bíblia ensina como nos comunicar com eficiência. Ela nos dá parâmetros simples e práticos para uma excelente comunicação.

Bons comunicadores são sempre bons ouvintes. Em Tiago 1.19 lemos: “…. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” Muitos conflitos seriam resolvidos se buscássemos ouvir e entender melhor o que o outro está tentando falar.

Bons comunicadores pensam antes de falar. Salomão nos ensina em Provérbios 15.23: “O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!” Muitos se comunicam atropeladamente e de forma irada. Não é à toa que os conflitos se acumulam e os relacionamentos murcham.

Bons comunicadores falam a verdade.

Paulo nos ensina em Efésios 4.25: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo…” Nenhum relacionamento sobreviverá na base da mentira, hipocrisia e falsidade. A verdade precisa ser dita com amor, sensibilidade e franqueza, mas precisa ser dita.

Bons comunicadores também escolhem o tempo certo para falar. Em Eclesiastes 3.1,7 Salomão nos ensina: “…há tempo para todo propósito debaixo do céu.”, e há “…tempo de estar calado e tempo de falar.” Você pode ter toda razão, todo o argumento e uma boa atitude ao se comunicar, mas se errar o tempo para falar não alcançará seu objetivo.

Se você se deixar conduzir por esses princípios bíblicos e simples de comunicação, os seus relacionamentos melhorarão e muito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s