PUREZA NAS MOTIVAÇÕES

PUREZA NAS MOTIVAÇÕES

Há muita gente fazendo coisas sem pureza nas motivações. Muitos agem motivados pela raiva, despeito, inveja, ambição, vaidade, obrigação, ganância, avareza, etc. 

Na Bíblia, um dos maiores exemplos de falta de pureza nas motivações é a classe religiosa da época de Jesus. 

Esses homens não tinham uma vida moral dissoluta; o problema central deles estava ligado a seus motivos. Eles oravam para serem ouvidos pelos homens; contribuíam generosamente para o templo, para que pudessem de alguma forma escapar em ajudar seus pais em necessidade; condenavam o pecado que viam nos outros para exaltar a sua própria justiça, etc. 

Por não sondarem seus reais motivos, eles foram dominados por uma cegueira espiritual sem precedentes que culminou com o envolvimento direto na crucificação impiedosa do Senhor Jesus, sem que eles em nenhum momento pudessem enxergar a gravidade do seu crime. 

Davi, diferente deles, preocupa-se com suas motivações. Ele orou no Salmo 139.23,24 dizendo: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” 

A verdade é que precisamos nos achegar a Deus para que Ele sonde nossas motivações. Precisamos confessar toda nossa tendência ao exibicionismo, à vaidade e à competição. A pureza nas motivações não nasce do nada, é preciso intencionalmente, como Davi, buscar a Deus e sua ajuda.

O teólogo A. W. Tozer nos lembra sabiamente: “A prova pela qual toda conduta será finalmente julgada é o motivo.”

Pergunte a si mesmo: há pureza nas minhas motivações?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s