O USO SÁBIO DAS PALAVRAS

Uma pessoa sábia entende que a língua é um problema e sabe até onde ela pode ir com suas palavras. Ela compreende o que, como, quando, onde e porque deve falar.

Uma pessoa sábia compreende quando deve manter-se calada sobre um assunto. Provérbios apresenta que uma pessoa sábia e prudente costuma ser reservada quanto ao uso de suas palavras. Ela falará na hora certa e não ficará dando sua opinião aqui e ali sobre tudo sem que outros lhe peçam. Ela aprendeu o princípio de Provérbios 12.23: “ O homem prudente oculta o conhecimento…”

Uma pessoa sábia reconhece o peso de suas palavras e sabe que pode errar se usá-las de forma errada. Ela entende bem a verdade de Provérbios 10.19, que diz: “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.”

Uma pessoa sábia entende que a humildade deve levá-la a não dizer certos assuntos para não dar ao outro um ar de soberba. Por um outro lado, ela também entende que por amor, certas coisas não devem ser ditas fora de tempo. Ela também nunca desperdiça suas palavras com aqueles que não querem ouvir ou a desprezam.

Uma pessoa sábia entende a importância de falar na hora certa e estabelece para si mesma o hábito de ouvir. Comumente ela só fala depois de ouvir porque está convicta do princípio de Provérbios 18.13: “Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.”

O Senhor Jesus sempre falou no momento certo, como também guardou silêncio quando foi necessário. Daí você precisa urgentemente pedir a Ele por sabedoria, prudência e inteligência em sua forma de falar. Não se exponha cometendo tolices no uso de suas palavras.

Blaise Pascal afirmou: “As palavras frias congelam as pessoas; palavras quentes as queimam, palavras amargas tornam-nas amargas; palavras iradas tornam-nas irritadas.”

Use sabiamente suas palavras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s