LIDANDO COM A CRÍTICA

Não importa o quanto uma pessoa seja correta, decente e pura em seus propósitos, o fato é que ela será criticada pelo o que e como faz.

A questão central não é a crítica, mas como lidar com ela. A Bíblia ensina alguns princípios simples e eficazes de como lidar com a crítica.

O primeiro princípio é que você precisa ser rápido para ouvir. Tiago 1.19 diz: “…Todo homem, pois, seja pronto para ouvir…” Ouvir um crítico falar pode ser o mais difícil porque seu desejo é refutar logo o que ele está dizendo. Ser rápido para ouvir significa considerar o que o outro está dizendo. Ouvir sempre pode ser o mais difícil, mas é o mais sábio.

O segundo princípio é que você precisa ser demorado para falar. Tiago 1.19 afirma: “…Todo homem, pois, seja…tardio para falar…” Na prática, quando o seu crítico estiver falando, não o interrompa. Deixe-o falar. Apenas ouça.

O terceiro princípio é que você deve se controlar emocionalmente; não fique irado. Tiago 1.19,20 declara: “…Todo homem, pois, seja…tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.” A raiva é um aliado dos grandes erros. Lembre-se sempre que Deus é paciente com os que O ofendem. Devemos agir assim também.

O quarto princípio é que você não deve se defender rapidamente. Jesus não agiu assim. 1 Pedro 2.23 afirma: “Pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente.” Só Ele pode lhe ajudar diante das críticas injustas porque Ele as conhece bem.

A crítica traz consigo bons frutos. Se você reagir corretamente ela lhe ajudará a ser mais sábio e mais humilde.

Por isso, dê um “bem-vindo” a crítica. Creia que Deus pode estar querendo falar a você por meio dela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s