“Ressentimento” vem da palavra “ressentir”; sentir novamente; sentir-se mal em relação a alguém repetidamente; ter queixa contra alguém. O ressentimento é a capacidade de pegar um fato ocorrido no passado e revivê-lo.
Pessoas ressentidas alimentam ira, raiva, mágoa, ódio e inveja contra o outro. Elas deliberadamente por vezes não falam, ignoram e evitam os que a ofenderam. Elas são capazes de difamar e fazer fofocas dos ressentidos.
No fundo os ressentidos são egoístas e orgulhosos; eles insistem em não perdoar. Eles escolhem em sentir os problemas do passado; eles querem se manter no ressentimento achando que se sentirão bem assim. A eles William Shakespeare afirmou: “Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.”
A primeira pessoa ressentida na Bíblia foi Caim. Ele se ressentiu com Deus por ter aceito a oferta de Abel e não a dele. Em Gênesis 4.5 diz que “…Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.” Por não ter se arrependido de sua atitude, seu ressentimento tornou-se em raiva e ódio, e por fim, Caim assassinou seu irmão Abel.
O principal problema do ressentimento é que ele não permite a pessoa avaliar sua vida no padrão de Deus. Pessoas ressentidas não enxergam as circunstâncias e os outros com os olhos de Deus.
Talvez você diga: “mas eu não tenho poder para agir assim; para perdoar. Sei que preciso mudar minha atitude, mas não consigo mudar!” Essa é a razão porque você necessita desesperadamente ir a Jesus e pedir para que Ele mude seu coração e sua vida. Ninguém foi tão abusado quanto Ele. Jesus sabe muito bem o que é sofrer e o que é amar sem ressentir. É por Ele que você terá poder para abandonar o ressentimento e perdoar.
Venha a Jesus e troque seu ressentimento pelo perdão.