Ouvir é um dos maiores desafios da vida. Ouvir não significa ter uma atitude passiva no diálogo. Ouvir é um meio e não um fim. Não se pode usar o “ouvir” para não querer conversar.
A Bíblia nos diz em Tiago 1.19: “Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” Salomão em Provérbios 1.5 ensina que para alguém tornar-se sábio é preciso que ele ouça. O texto diz: “Ouça o sábio e cresça em prudência.” Salomão ainda ensina por contraste em Provérbios 10.19 a importância de ouvir. Ele afirma: “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.”
Sabemos muito pouco sobre a importância do “ouvir”, mas infelizmente temos sido “expert” no “falar”. Queremos falar e contar o que temos, o que temos feito, como temos feito e no que nos tornamos.
Os relacionamentos seriam mais saudáveis se as pessoas ouvissem mais. As pessoas precisam e desejam ser escutadas. Rubem Alves afirmou: “O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma, tranquila e silenciosa, sem dar conselhos; sem que digam: Se eu fosse você…”
Assim sendo, aprenda a ouvir. Ouça com os ouvidos, mas também ouça com o corpo. 80% da comunicação é não verbal. Seja simpático e ouça com o coração; procure entender as emoções por trás das palavras.
Despenda tempo para ouvir as pessoas ao seu redor. Empreste a elas seu ombro e seus ouvidos. Você pode ser um grande instrumento de Deus para curar muitas vidas.
Pessoas que você quer bem seriam grandemente transformadas e abençoadas pelo simples fato de serem ouvidas.
Por isso aprenda a ouvir; ouça mais!
———————-
Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo: