Os dias difíceis chegarão. Quando eles vierem precisamos muito de sabedoria, prudência, discernimento e acima de tudo, precisamos estar bem norteados pelas verdades da Palavra de Deus.
Um norte claro que temos para lidar com os dias difíceis está em Provérbios 3.6: “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Os dias difíceis são oportunidades para estarmos mais perto do Senhor como nunca. São oportunidades para muita entrega e submissão ao Senhor.
Uma outra maneira importante para lidar com os dias difíceis está em Eclesiastes 8.5. O texto afirma: “…o coração do sábio conhece o tempo e o modo.” Em dias difíceis é preciso que você saiba discernir o que está acontecendo, como tudo isso está lhe afetando e quais decisões você precisa tomar. Na prática, você não deve permitir que suas lutas deixem sua vida uma bagunça. Organize-se! Organize seu tempo e mantenha a disciplina na vida. Não procrastine; não deixe nada para amanhã. Organizar a vida ajuda-lhe a lidar com as pressões do dia a dia.
Outra importante direção para sua vida caso ela esteja difícil é que você precisa considerar estar com pessoas. Paulo afirma em Filemon 1.23: “Epafras, meu companheiro de prisão por causa de Cristo Jesus…” Paulo, em seus dias difíceis tinha um amigo — Epafras — para estar com ele. Paulo não se isolou em seus problemas, mas decidiu ter um amigo por perto. Por isso, não se isole. Não deixe o orgulho dizer que você pode lidar com seus dias difíceis sozinho. O isolamento é um perigo.
Em seus dias difíceis, aja e reaja sempre conforme a Palavra de Deus ensina. Não fuja de Deus. Não permita assim que sua vida seja ainda mais difícil nos dias difíceis.
Por Roberto Naves Amorim
————————————
Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo: