O PROPÓSITO DAS PROVAÇÕES

Tiago 1.2,3 afirma: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança”.

Em poucas palavras, Tiago ensina que devemos passar pelos testes da vida com “alegria”. “Alegria” não significa fazer festa ou dar gargalhadas diante dos problemas. “Alegria” diante das provações significa confiar que Deus está trazendo algo bom como resultado da tribulação. As tribulações trazem compensações e uma maior “musculatura” espiritual. E esse deve ser o motivo final da alegria.

O texto não diz que as provações são fáceis ou que somos fortes o suficiente para lidar com elas. A questão é que todas as provações que são enviadas a nós sempre nos levam a lugares mais altos e sólidos na vida. Deus as usa para o desenvolvimento do nosso caráter espiritual.

Em Gênesis 22, Abraão é colocado à prova pelo próprio Deus. Deus pediu que Abraão oferecesse em sacrifício o filho, Isaque, a quem tanto esperou e amava. O teste era para sondar se Abraão amava mais o abençoador, Deus, do que a bênção, Isaque. Abraão passou no teste. Ele amava mais a Deus.

Deus também não excluiu Jesus, Seu Filho amado, da provação. O livro de Hebreus nos conta os detalhes dos sofrimentos de Cristo. Em 2.18, somos lembrados: “Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados”.

A questão diante das provações está ligada sempre a sua atitude. Por causa da dor que a provação traz, rancor, ira e desânimo podem vir sobre você. Por isso, guarde seu coração e peça ao Senhor graça, força e sabedoria. Ao mesmo tempo, enfrente-as com alegria e confiança nEle, lembrando que tudo passará e algo de bom, muito bom virá.

——————————————-

Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo:

https://www.spreaker.com/episode/35211189