NÃO SE PRECIPITE

Conhecemos bem o ditado: “A pressa é inimiga da perfeição”. Esse sábio provérbio popular nos ensina que tentar fazer as coisas apressadamente faz com que cometamos erros.

A Bíblia nos ensina claramente sobre a precipitação. Provérbios 19.2 diz: “Não é bom agir sem pensar; quem se precipita acaba pecando”. O autor bíblico deixa claro que a pressa não é uma virtude. Diminuir a velocidade com a vida é um componente clássico para se viver sabiamente.

Infelizmente muitas pessoas cedem a pressão de amigos e parentes que criticam e desdenham da prudência e da cautela nas decisões e incentivam a impulsividade. A sabedoria, porém, ensina que ninguém deveria ser intimidado ou pressionado para tomar decisões rápidas.

Cuidado com decisões precipitadas. A impulsividade pode arruinar por completo sua vida. Decida pela sabedoria; questione as coisas; não fique apaixonado demais pelo que está decidindo; converse mais com outras pessoas sobre o assunto; escreva os pontos positivos e negativos da decisão; busque analisar as consequências do que está sendo decidido e acima de tudo, busque ao Senhor em oração e peça por Sua plena direção e vontade.

Muitos poderiam ter sido salvos de grandes erros, se tivessem desacelerado e considerado mais, examinando todos os ângulos e as consequências sedutoras da decisão.

Sendo assim, evite então se precipitar com suas palavras, falando demais. Evite reações emocionais; controle-se. Evite compras precipitadas. Evite aplicações financeiras de alto risco; isso revela ganância e avareza. Evite envolvimento emocional com alguém porque simplesmente seu “coração bateu forte”. Evite dirigir em alta velocidade. Evite se precipitar em qualquer outra coisa.

Lembre-se que a natureza humana é impaciente. A impaciência produz ansiedade; a ansiedade produz pressa; a pressa produz atropelo; atropelo produz decisões erradas; decisões erradas afetam e amargam a vida.

Por tudo isso, não se precipite!

———————————————-

Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo:

https://www.spreaker.com/episode/41213199

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s