Conhecemos bem o ditado: “A pressa é inimiga da perfeição”. Esse sábio provérbio popular nos ensina que tentar fazer as coisas apressadamente faz com que cometamos erros.
A Bíblia nos ensina claramente sobre a precipitação. Provérbios 19.2 diz: “Não é bom agir sem pensar; quem se precipita acaba pecando”. O autor bíblico deixa claro que a pressa não é uma virtude. Diminuir a velocidade com a vida é um componente clássico para se viver sabiamente.
Infelizmente muitas pessoas cedem a pressão de amigos e parentes que criticam e desdenham da prudência e da cautela nas decisões e incentivam a impulsividade. A sabedoria, porém, ensina que ninguém deveria ser intimidado ou pressionado para tomar decisões rápidas.
Cuidado com decisões precipitadas. A impulsividade pode arruinar por completo sua vida. Decida pela sabedoria; questione as coisas; não fique apaixonado demais pelo que está decidindo; converse mais com outras pessoas sobre o assunto; escreva os pontos positivos e negativos da decisão; busque analisar as consequências do que está sendo decidido e acima de tudo, busque ao Senhor em oração e peça por Sua plena direção e vontade.
Muitos poderiam ter sido salvos de grandes erros, se tivessem desacelerado e considerado mais, examinando todos os ângulos e as consequências sedutoras da decisão.
Sendo assim, evite então se precipitar com suas palavras, falando demais. Evite reações emocionais; controle-se. Evite compras precipitadas. Evite aplicações financeiras de alto risco; isso revela ganância e avareza. Evite envolvimento emocional com alguém porque simplesmente seu “coração bateu forte”. Evite dirigir em alta velocidade. Evite se precipitar em qualquer outra coisa.
Lembre-se que a natureza humana é impaciente. A impaciência produz ansiedade; a ansiedade produz pressa; a pressa produz atropelo; atropelo produz decisões erradas; decisões erradas afetam e amargam a vida.
Por tudo isso, não se precipite!
———————————————-
Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo: