A ansiedade abate a pessoa. A Bíblia diz em Provérbios 12.25 que “a ansiedade no coração do homem o abate…”
Ansiedade pode ser definida por um estado interior de pressa permanente. Os ansiosos vivem inquietos; vivem de forma antecipada; nunca conseguem viver o presente; sempre depositam suas energias no daqui a pouco, no amanhã e no futuro. Eles se apavoram com circunstâncias ou notícias sobre as quais têm pouco ou nenhum controle. Pior, os ansiosos querem ser Deus.
A Palavra de Deus propõe respostas e soluções práticas para lidar com a ansiedade e uma delas é a oração.
Jacó experimentou ansiedade, em Gênesis 32, quando voltava para casa depois dos longos anos com Labão, seu sogro. Uma das razões porque tinha saído de sua terra era para escapar da ira de seu irmão, Esaú, de quem roubara o direito de primogenitura e a bênção. Agora, ao chegar perto de sua terra natal, ele ouve que Esaú estava vindo para encontrá-lo com 400 homens. Jacó foi tomado de ansiedade e previu uma batalha sangrenta e terrível com seu irmão. Sua ansiedade foi provocada pelo sentimento de culpa do erro do passado. E ao se ver em perigo, Jacó ora ao Senhor. E Deus age, promovendo a reconciliação de ambos.
Quando a ansiedade chegar, você precisa primeiramente ORAR ao Senhor. Orar é a clara demonstração de que você confia e depende do Senhor. A Bíblia nos ordena, em Filipenses 4.6: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em TUDO, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”. 1 Pedro 5.7 nos ensina: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”.
Jerry Bridges afirmou: “O grande antídoto para a ansiedade é vir a Deus em oração. Devemos orar sobre tudo. Nada é grande demais para Ele segurar, e nada é muito pequeno para escapar de sua atenção”.
Assim, quando qualquer ansiedade chegar, entregue ao Senhor; ore!
——————————————-
Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo: